Imagem Ilustrativa - Cursos de Graduação Presencial
Modalidade:
Presencial
Carga Horária:
2880 Horas-aula
Grau:
Superior de tecnologia
Local:
UBERLÂNDIA - CENTRO (MG)
Turno:
Noturno
Duração:
6 semestres
Área:
Agricultura, Silvicultura, Pesca e Veterinária
Responsável:
Fabricio Pelizer de Almeida
Email:
uniube@uniube.br

Climatologia e Monitoramento Agrícola

Investimento mensal

De R$1.168,08

Por R$549,00*.

* para o 1º semestre de 2025.

Conheça os benefícios

BENEFÍCIOS

Benefícios Graduação

INSCREVA-SE

O que é o curso de Climatologia e Monitoramento Agrícola ?

O Curso Superior Tecnólogo de Climatologia e Monitoramento Agrícola é uma formação de nível superior voltado para estudar o clima e seu impacto sobre a agricultura, além de ensinar métodos para monitorar e prever condições climáticas que afetam diretamente as práticas agrícolas. Ele aborda tanto as variáveis climáticas quanto técnicas e ferramentas de monitoramento que ajudam na tomada de decisões estratégicas no setor agrícola. Esse curso integra conhecimentos de engenharia, agricultura e tecnologia, proporcionando uma abordagem moderna e inovadora para os desafios enfrentados pelo setor agrícola.
O principal objetivo do curso é formar profissionais com competências técnicas e científicas para entender e interpretar as variáveis climáticas que impactam diretamente o desempenho agrícola. Além disso, busca treinar o uso de ferramentas tecnológicas que permitem monitorar o clima e implementar estratégias adaptativas no campo.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma no curso de Climatologia e Monitoramento Agrícola ?

O mercado para o profissional formado em Climatologia e Monitoramento Agrícola está em expansão, principalmente com as mudanças climáticas que vem ocorrendo no nosso planeta. Além da crescente demanda por otimização de recursos e sustentabilidade na agricultura. Esse setor se beneficia do aumento na complexidade climática e da necessidade de resiliência e inovação nas práticas agrícolas. A agricultura de precisão e a tecnologia de sensoriamento remoto são tendências fortes, bem como a análise de dados climáticos para a redução de riscos. Além disso, a previsão de mudanças climáticas para o setor agrícola é uma necessidade crescente, abrindo caminho para a valorização contínua dos profissionais desse campo. O tecnólogo pode atuar em empresas de consultoria, empresas de Tecnologia e Sensoriamento Remoto, no setor agroindustrial, em cooperativas agrícolas, além de instituições de pesquisa e universidades.

Qual é o perfil do egresso do curso de Climatologia e Monitoramento Agrícola ?

O egresso do curso superior tecnólogo de Climatologia e Monitoramento Agrícola será um profissional com:
- Conhecimento em Climatologia e Meteorologia Aplicada: domínio sobre fenômenos atmosféricos, ciclos climáticos e variáveis meteorológicas. Compreensão dos efeitos das mudanças climáticas e de eventos extremos sobre a agricultura, como secas, enchentes e geadas.
- Habilidades de Monitoramento e Análise de Dados Climáticos: Capacitado a operar tecnologias de monitoramento climático, incluindo sensores, estações meteorológicas e plataformas de sensoriamento remoto. Capacidade de processar e interpretar dados climáticos e meteorológicos, aplicando-os ao contexto agrícola para prever riscos e otimizar o planejamento das atividades no campo.
- Interpretação e Aplicação de Modelos Climáticos: Conhecimento de modelos matemáticos e de software para previsão climática e análise de cenários. Habilidade para interpretar modelos e traduzir esses resultados para recomendações práticas, como períodos de plantio, irrigação e manejo.
- Planejamento e Gestão de Riscos Agrícolas: Aptidão para realizar avaliações de risco climático e propor estratégias para mitigação de impactos climáticos na agricultura. Experiência na definição de práticas de cultivo adaptativas, levando em conta a variabilidade climática e os padrões de mudança climática em longo prazo.
- Competência em Tecnologia e Agricultura de Precisão: Familiaridade com ferramentas de agricultura de precisão e softwares de análise, capacidade de trabalhar com imagens de satélite e drones para realizar avaliações da condição das lavouras e propor intervenções baseadas em dados.
  • ATOS LEGAIS

    Reconhecida pela Portaria nº 544/MEC, de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988). Recredenciada pela Portaria nº 347, de 09/04/2018 (DOU nº 68, Seção 1, pág. 14, de 10/04/2018 e pela Portaria nº 957, de 11/11/2020 - (DOU nº 216, Seção 1, pág. 41, de 12/11/2020). Curso de Ciências da Computação - Bacharelado - Criado pela Resolução CONSUN/UNIUBE nº 0256/24 de 25/10/2024.
  • ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

    ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
    Disciplina Carga Horária
    COMPONENTES CURRICULARES - ETAPA 2 480
    COMPONENTES CURRICULARES - ETAPA 3 480
    COMPONENTES CURRICULARES - ETAPA 4 480
    COMPONENTES CURRICULARES - ETAPA 5 480
    COMPONENTES CURRICULARES - ETAPA 6 480
    COMPONETES CURRICULARES - ETAPA 1 480
  • DOCENTES

    Docente
    ADRIANO DAWISON DE LIMA
    ANA CLAUDIA CHESCA
    CLAUDIO YUDI KANAYAMA

Você também pode se interessar por esse(s):

Ops... Seus filtros não se encaixam em nenhum resultado!


Tente novamente com outros valores.