Universidade do Agro lança o primeiro curso superior tecnólogo de Climatologia e Monitoramento Agrícola do país
A Universidade do Agro lança o primeiro curso tecnológico do Brasil em Climatologia e Monitoramento Agrícola, uma formação inovadora voltada para atender às crescentes demandas do setor agropecuário diante das mudanças climáticas. Com início previsto para 2025 e duração de seis semestres - 3 anos, o curso oferece uma abordagem interdisciplinar que integra climatologia, agricultura e tecnologia, formando profissionais preparados para enfrentar desafios estratégicos do agronegócio brasileiro.
"Apesar da importância da climatologia no contexto agrícola, não há no Brasil um curso tecnológico focado especificamente nessa interface crítica entre clima e agricultura. O agronegócio brasileiro, um dos maiores do mundo, demanda cada vez mais soluções baseadas em ciência e tecnologia para se manter competitivo e sustentável. O curso responde a uma lacuna no mercado de trabalho, formando profissionais prontos para lidar com desafios específicos do setor agropecuário em um cenário de transformação climática. A criação de um curso tecnológico inédito em Climatologia e Monitoramento Agrícola não é apenas uma resposta às demandas do setor, mas uma aposta no futuro da agricultura brasileira. Ele capacitará uma geração de profissionais preparados para enfrentar os desafios climáticos com soluções baseadas em ciência, tecnologia e inovação", explica a responsável pelo curso, Profa. Dra. Harielly Marques.
O curso superior tecnólogo de Climatologia e Monitoramento Agrícola é uma formação de nível superior voltado para estudar o clima e seu impacto sobre a agricultura, além de ensinar métodos para monitorar e prever condições climáticas que afetam diretamente as práticas agrícolas. "Ele aborda tanto as variáveis climáticas quanto técnicas e ferramentas de monitoramento que ajudam na tomada de decisões estratégicas no setor agrícola. Esse curso integra conhecimentos de engenharia, agricultura e tecnologia, proporcionando uma abordagem moderna e inovadora para os desafios enfrentados pelo setor agrícola. A área de atuação do profissional formado em Climatologia e Monitoramento Agrícola está alinhada com o momento que estamos vivendo, com as mudanças climáticas cada vez mais evidentes, acarretando em perdas na produção de alimentos mundiais", comenta Harielly.
Esse curso está alinhado com a necessidade de otimização dos recursos naturais e uma agricultura sustentável. "Esse profissional terá domínio sobre Monitoramento e Análise de Dados Climáticos, Interpretação e Aplicação de Modelos Climáticos, Planejamento e Gestão de Riscos Agrícolas, além de competências em tecnologia e agricultura de precisão. O tecnólogo pode atuar em empresas de consultoria, empresas de Tecnologia e Sensoriamento Remoto, no setor agroindustrial, em cooperativas agrícolas, além de instituições de pesquisa e universidades", finaliza.
Carolina Oliveira | Universidade do Agro