Qualidade de ensino da Uniube atrai aluna paraense para curso de Medicina Veterinária | Acontece na Uniube

09 de agosto de 24

Yasmin Alcantara Resende, aluna do 9º período de Medicina Veterinária, veio de Paragominas - Pará, para concluir seu curso na Universidade do Agro | Uniube, em Uberaba. Impressionada com a infraestrutura e o reconhecimento nacional em uma visita a Uniube, Yasmin decidiu que a mudança era um passo importante para expandir suas oportunidades acadêmicas e profissionais. Após três anos cursando Medicina Veterinária em seu estado, ela se transferiu para a Universidade do Agro.

Natural do Pará, Yasmin descobriu a Uniube durante sua pesquisa sobre universidades. Em 2019, ela realizou o vestibular e foi aprovada em primeiro lugar geral no processo seletivo. "Me convidaram para vir ao campus em Uberaba, e me apaixonei ainda mais. Foi quando tive certeza de que precisava estudar aqui. No entanto, eu tinha apenas 16 anos e não tinha família aqui no estado, então meus pais acharam mais responsável, e eu concordo, não me deixarem morar sozinha. Fiquei no Pará, fiz três anos de Medicina Veterinária lá, e no finalzinho de 2022, decidi que precisava ir embora; eu queria terminar meu curso na Uniube. Entrei em contato com o nosso diretor de curso, professor Eustáquio, e disse: 'Professor, quero transferir para a Uniube!' Demos andamento no processo, analisaram minha grade e fizemos toda a parte burocrática. Me aceitaram, e eu corri para cá", conta a aluna do 9° período de Medicina Veterinária da Universidade do Agro - Uniube, Yasmin Alcantara Resende.

Yasmin se identifica com grandes animais, e esse gosto veio da família. "Venho de uma família agropecuarista. Cresci nesse ambiente de fazenda, tendo contato com bois, cavalos, carneiros e porcos, e me apaixonei pelo mundo dos grandes animais. Desde pequena, sempre tive o desejo de ser veterinária, mas, conforme fui crescendo, esse desejo se intensificou. Por volta dos 11-12 anos, comecei a praticar o esporte de Três Tambores, e estar em Uberaba facilita o acesso a muitos veterinários especializados em grandes animais e torna viável a minha participação no esporte. Quando me transferi, realizei dois sonhos ao mesmo tempo: estudar na universidade que sempre quis e praticar o esporte. Vim com cavalo e tudo", comenta.

A estrutura da universidade e a grande quantidade de práticas fizeram Yasmin escolher Uberaba. "Toda a prática que temos aqui, com o HVU à nossa disposição, faz muita diferença! Mais de 50% do curso são práticas, o que é fundamental, assim como o estágio obrigatório e o internato. Poucas universidades oferecem um internato como o nosso. Na maioria das instituições, a pessoa só terá esse contato prático e convívio com um profissional após concluir o curso. Temos o privilégio de contar com essa prática e convívio com muitos profissionais de diversas áreas, incluindo pequenos e grandes animais e silvestres. É muito bacana! Eu dou meu nome, defendo a Instituição onde quer que eu vá, e não me arrependo de ter escolhido aqui para me formar".

A aluna sempre teve o sonho de ter uma experiência fora do Brasil e, recentemente, realizou o estágio extracurricular nos Estados Unidos. "Desde 2019, quando estive em Uberaba, falei para o professor Eustáquio sobre esse sonho, e ele me contou que havia alunos encaminhados através da Uniube e que seria possível realizá-lo por meio de todas as parcerias e convênios com clínicas fora. Isso sempre ficou dentro de mim, e quando transferi em janeiro do ano passado, relembrei o professor Eustáquio de que queria fazer o meu estágio fora, e ele me indicou um caminho, mas também precisamos fazer a nossa parte. Fiz o meu currículo em brasileiro e americano, contratei um professor do ICCBEU para ter aulas dentro da Uniube, focadas em dialeto hospitalar, e passamos seis meses em preparação. O campus foi um complexo para mim, sabe?! Eu saía da aula, corria para o inglês e praticava muito. Com isso, passei um mês nos Estados Unidos, trabalhando em um hospital só de cavalos, fazendo meu estágio extracurricular, e levei o nome da Universidade comigo. Tudo isso foi viabilizado aqui, e só foi possível com o apoio da Uniube e dos professores, que anteciparam as provas e me deram apoio e incentivo para essa oportunidade. Foi uma experiência incrível!", enaltece Yasmin.

O gestor do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Agro - Uniube, Eustáquio Resende Bittar, relembra que Yasmin foi aprovada em primeiro lugar geral no processo seletivo da Uniube e visitou a Instituição em 2019, quando se apaixonou pela estrutura da Universidade. "Ela queria cursar Medicina Veterinária aqui, mas a família achou que ela era muito jovem. Ela começou o curso no Pará e, quando fez 20 anos, convenceu os pais a transferi-la para cá. Yasmin veio para a universidade e ficou muito satisfeita, sempre elogiando nossa estrutura. No semestre passado, durante as férias, ela manifestou interesse em fazer um estágio no exterior. Preparamos uma carta de recomendação e ela conseguiu estagiar nos Estados Unidos, como muitos de nossos alunos. Ela voltou muito satisfeita e demonstra grande gratidão e respeito pela universidade por causa das oportunidades que conseguiu aqui. Agora, no nono período, ela está envolvida em práticas hospitalares de estudos integrados e planeja fazer o estágio curricular no exterior, com o apoio do PROES, a Pró-Reitoria de Ensino Superior da Uniube. Vamos organizar tudo para que ela realize o estágio fora do país e, depois, retorne para se formar em Medicina Veterinária, pronta para ir para o mundo", finaliza o gestor.

Clique aqui e relembre a visita de Yasmin à Uniube em 2019.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro