Imagem Curso Técnico
Modalidade:
Presencial
Carga Horária:
1478,4 Horas-aula
Grau:
Técnico
Local:
UBERLÂNDIA - CENTRO (MG)
Turno:
Matutino
Duração:
3 semestres
Área:
Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (Tic)
Responsável:
Priscila de Freitas Neme
Email:
uniube@uniube.br

Curso Técnico em Informática

Investimento

Boleto bancário

Boleto bancário

Conheça o regulamento

BENEFÍCIOS

Programa de bolsas e condições de pagamento para Cursos Técnicos

O que é o curso de Curso Técnico em Informática ?

A Escola Técnica UNIUBE , em Uberlândia/MG, autorizada pela Portaria SEE nº 1675/2024, processo nº 1260.01.0128162/2023-77, publicada no Diário Executivo do Minas Gerais em 26 de setembro de 2024.

O curso Técnico em Informática, pertencente ao Eixo Tecnológico Informação e Comunicação, conforme Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, é oferecido na Escola Técnica UNIUBE com carga horária 1200 horas, dividida em 03 (três) módulos semestrais de 400h cada, com possibilidade de certificação intermediária em Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais a partir do 1º módulo e a integralização da carga horária de 400h; Assistente de Operação de Redes de Computadores, a partir do 2º módulo e a integralização da carga horária de 800h.
O Curso Técnico em Informática tem como objetivo formar profissionais empreendedores, e contribuir para democratização do acesso à educação profissional e tecnológica.
A educação profissional desempenha um papel central na corrida de obstáculos entre a oferta e a demanda de e por trabalhadores mais qualificados. As transformações e inovações no mundo do trabalho ocorrem com grande rapidez. Assim, a preparação de profissionais, como o Técnico em Informática se torna necessária, uma vez que terão acesso ao mercado de trabalho somente profissionais habilitados dentro das novas competências exigidas pelo atual período técnico-científico-informacional e a economia globalizada.
O Curso Técnico em Informática tem como objetivo preparar profissionais para o mundo do trabalho globalizado e competitivo, em fase de crescimento e mudanças aceleradas; melhorando a qualidade dos serviços prestados em informática, além de gerar possibilidades de emprego e empregabilidade.

O ingresso ao Curso Técnico em Informática dar-se-á a partir da comprovação de:
- Modalidade Concomitante: Estar regularmente matriculado no Ensino Médio, inclusive na Educação de Jovens e Adultos.
- Modalidade Subsequente: Apresentar diploma de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma no curso de Curso Técnico em Informática ?

O Técnico em Informática poderá atuar em empresas de desenvolvimento de sistemas, departamento de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais, empresas de consultoria em sistemas, empresas de Help-Desk, empresas de soluções em análise de dados e como profissional autônomo.

Qual é o perfil do egresso do curso de Curso Técnico em Informática ?

O Técnico em Informática é o profissional que instala sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores; desenvolve e documenta aplicações para desktop com acesso à web e a banco de dados; realiza manutenção de computadores de uso geral; instala e configura redes de computadores locais de pequeno porte.
Ao final do curso, cumpridos os Módulos I, o Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais será capaz de: desenvolver sistemas e aplicações; realizar manutenção de sistemas e aplicações; implantar sistemas e aplicações; modelar e estruturar bancos de dados, aplicando em software.
Ao final dos Módulos I e II, além das competências atribuídas ao Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais será capaz de: instalar, codificar, compilar e documentar programas e sistemas de informação; Promover sistemas de rotinas de segurança; analisar e operar os serviços e funções dos sistemas operacionais; operar, instalar, configurar e realizar manutenção em redes de computadores; aplicar técnicas de instalação e configuração da rede física e lógica; instalar, configurar e administrar sistemas operacionais em redes de computadores; executar as rotinas de monitoramento do ambiente operacional; identificar e registrar os desvios e adotar os procedimentos de correção; executar procedimentos de segurança, pré-definidos, para ambiente de rede.
  • ATOS LEGAIS

    Escola Técnica Uniube - Unidade Uberlândia Curso Técnico em Informática - Autorizado pela Portaria SEE Nº 1675/2024 - publicada na Imprensa Oficial de Minas Gerais-IOF do dia 26/09/2024.
  • ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

    ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
    Disciplina Carga Horária
    ANÁLISE DE PROJETOS DE SISTEMAS 86,4
    BANCO DE DADOS 100,8
    DESENVOLVIMENTO WEB 72
    EMPREENDEDORISMO 43,2
    ESTATÍSTICA APLICADA 80
    FUNDAMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE 100
    INGLÊS TÉCNICO 60
    INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 100
    LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO 86,4
    LINGUAGEM ORIENTADA A OBJETOS 115,2
    LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO 100
    MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES 100,8
    PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET 72
    PROJETO INTEGRADOR 100,8
    REDES DE COMPUTADORES 115,2
    SEGURANÇA DE SISTEMAS 62,4
    SISTEMAS OPERACIONAIS 43,2
    TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO 40

Você também pode se interessar por esse(s):

Ops... Seus filtros não se encaixam em nenhum resultado!


Tente novamente com outros valores.