Projeto Jardim de Aromas e Liga Acadêmica de Fisioterapia realizam atividades de bem-estar no Campus Aeroporto
Na última semana, os alunos do projeto Jardim de Aromas e a Liga Acadêmica de Fisioterapia (LAFTO) participaram de uma ação de bem-estar promovida pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), no Campus Aeroporto. Na ocasião, os alunos conduziram uma oficina sobre o uso de plantas medicinais para ansiedade e uma aula de alongamento para prevenir lesões.
A coordenadora do projeto, Tatiana Reis, afirma que o objetivo da atividade foi disseminar informações e esclarecer dúvidas sobre a fitoterapia. "Nesse evento, trouxemos algumas plantas e explicamos as propriedades delas para o tratamento da ansiedade, sono e depressão. Escolhemos esse tema porque a maioria das pessoas vive uma rotina estressante, que gera ansiedade. Portanto, algo simples, que pode ser encontrado em casa, pode ajudar", destaca.
A estudante do 2° período de Medicina, Nicole Duarte, sempre se interessou por plantas medicinais e não hesitou em ingressar no projeto quando surgiu a oportunidade. "Mesmo que eu esteja na Medicina, entendo que os medicamentos nem sempre são a melhor opção. Claro que as plantas não substituem os remédios, mas podem ser usadas antes de precisar deles. Em um dia estressante, por exemplo, em vez de você usar direto o medicamento, toma um chazinho. Essa é uma alternativa natural que não causa nenhum mal".
Já a aluna do 2° período de Farmácia, Paula Beatriz Leal, ressalta o vínculo dessa ação com os acadêmicos e colaboradores da Universidade. "Ter essa consciência de como utilizar as plantas medicinais é muito importante. O Jardim de Aromas me fez perceber o quanto é possível criar um vínculo entre a Universidade e o pessoal do campus, e promover um pouco dessa saúde em casa", pontua.
A ligante e acadêmica de Fisioterapia, Júlia Alves, complementa ao destacar a importância da atividade física para a saúde. "Muitas pessoas trabalham em frente ao computador durante longas horas e podem desenvolver problemas posturais, torcicolo, tendinites, entre outros. Essa atividade além de desenvolver a Liga, traz benefícios para os colaboradores, porque sem eles, isso aqui não existiria e não funcionaria tão bem", finaliza.
Pâmela Rita