Paixão pelo cuidado humano: psicóloga inicia curso de Medicina aos 57 anos | Acontece na Uniube

Paixão pelo cuidado humano: psicóloga inicia curso de Medicina aos 57 anos

01 de agosto de 24
1 / 3
2 / 3
3 / 3

Rosália Pereira de Melo é a prova de que idade é apenas um número e que nunca é tarde para aprender novos conhecimentos. Aos 57 anos, a egressa de Psicologia e Direito iniciou o curso de Medicina na Uniube para realizar o sonho de ajudar outras pessoas.


"Vejo a Medicina como a arte mais linda de cuidar do outro. Iniciei minha jornada acadêmica na Universidade aos 35 anos no curso de Direito, e desde então não parei mais. Fiz duas Especializações, MBA em Coaching, Mestrado em Educação e agora estou focada na conquista desse objetivo", conta. 


Na nova rotina, a estudante se desdobra para conciliar as aulas com o trabalho, mas garante que esses desafios não a afastam do propósito inicial. "Para mim, a maior dificuldade é dedicar tempo de qualidade para os estudos além do que é proposto na sala de aula. Tempo para pesquisa, para aperfeiçoar o conhecimento e para investigar outros temas". 


Em relação à diferença de gerações na turma, que para muitos poderia ser um conflito, para Rosália é uma oportunidade de desempenhar com os colegas o papel de acolhimento que tanto ama. "Me surpreendi muito em relação aos meus colegas de sala, pois tive a oportunidade de os acolher na minha casa. Criamos vínculos de irmãos, espaços de estudos, nos acalmamos, passeamos no shopping. Enfim, fui bem recebida, respeitada e amada por todos", pontua. 


A coordenadora do curso, Fabiana Prado Nogueira, ressalta a importância da diversidade etária na formação médica. "É uma questão individual que influencia outras pessoas. A partir do momento que ela tem vontade de realizar um sonho e não pensa que a idade é um fator limitante, ela se torna inspiração. A idade não define se ela vai investir nesse sonho; é sim a vocação e determinação". 


Após a formatura, a estudante afirma que pretende repassar os aprendizados adquiridos e se aperfeiçoar mais na área escolhida. "É da minha natureza estudar, para mim isso transcende o acadêmico. Estudar é desenvolver habilidades e ferramentas para servir. Nunca, em hipótese nenhuma, diga que o tempo passou e que você não tem mais idade. Toda hora é hora de aprender, empreender e transcender", finaliza.  


Pâmela Rita