Alunos de Medicina participam de treinamento de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular | Acontece na Uniube

Alunos de Medicina participam de treinamento de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular

17 de dezembro de 24
1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4

Os alunos do curso de Medicina da Uniube participaram, recentemente, do treinamento de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS). A capacitação, que integra a grade curricular, oferece aos acadêmicos a oportunidade de realizar manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em bonecos, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, essenciais para situações de urgência e emergência.


A coordenadora do curso, Fabiana Prado, destaca o impacto da prática para a formação dos futuros médicos. "Apesar do conteúdo nessa área já ser abordado na graduação, essa experiência agrega ainda mais valor ao oferecer uma certificação internacional. O impacto é significativo, se considerarmos que esses estudantes, com mais competências adquiridas, em breve irão ocupar cargos de saúde pública de Uberaba e região", afirma.


O coordenador adjunto, Lucas Maciel Rabello, ressalta a qualificação do corpo docente responsável pelo curso de ACLS. "Os professores que ministraram o treinamento são instrutores altamente capacitados em suporte básico de vida, uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA), manejo de parada respiratória, infarto agudo do miocárdio e arritmias cardíacas graves. Além de conquistar uma certificação adicional exigida pelo mercado, os alunos saem preparados para atender com excelência às demandas da profissão", pontua.


O estudante do 12º período, Gustavo Siqueira, diz que apesar de desafiador, o treinamento ajuda os discentes a lidar com a pressão em atendimentos de parada cardiorrespiratória. "Para conduzir esses casos, é muito importante já ter em mente as medicações e a sequência correta das ações a serem realizadas. Com a imersão fornecida pelo curso, aprendi a conduzir e, principalmente, a agir de modo adequado sob pressão. Assim como um piloto treina em simuladores para lidar com as adversidades, a Uniube nos proporcionou essa oportunidade única de capacitação", conclui. 


Pâmela Rita