Curso de Direito promove palestras para a recepção de calouros

Publicado em: 22 de Fevereiro de 2021

O curso de Direito da Universidade de Uberaba (Uniube) realizou, de 01 a 12 de fevereiro, atividades para recepcionar os alunos ingressantes deste primeiro semestre de 2020. A programação contou com apresentações dos docentes da instituição, do anjo da guarda do curso, dos integrantes da atlética, bateria e Diretório Acadêmico Leopoldino de Oliveira (DALO), bem como palestras com profissionais renomados sobre temas relacionados ao Direito. As atividades aconteceram de forma on-line.

Apesar de já conhecer a estrutura da Universidade, a ex-aluna de Psicologia e agora caloura no Direito, Wanessa Cristina Peres da Silva, foi surpreendida com a recepção promovida pelo curso. "Muito bem elaborada. A qualidade das palestras me deixou motivada. É importante ter contato com os profissionais que estão no mercado de trabalho, pois a experiência e a história deles nos inspiram. Uma grande oportunidade para um aprendizado incrível", diz.

E as primeiras duas semanas do curso geraram admiração também por quem sempre sonhou com o Direito, mas não conhecia o ambiente universitário, como a aluna Jéssica Ferreira Guimarães. "Minha recepção foi melhor do que eu esperava. Sinceramente pensei que poderia haver uma certa distância entre os veteranos, mas eles foram muito calorosos e atenciosos, se disponibilizaram com tudo", conta.

A caloura decidiu desde cedo que se formaria em Direito e já escolheu em qual área quer atuar. "Minha família está no Direito, e eu sempre amei as séries que envolvessem profissionais da área. Também, escolhi o curso porque todos em minha volta dizem que nasci para isso. Sou uma admiradora do curso e quero ser juíza. Eu admiro o lugar do juiz, da decisão e das vidas que ele pode mudar, agindo com ética", compartilha a aluna.

Os planos de Wanessa são um pouco diferentes. A ex-aluna tem como projeto de vida pessoal e profissional unir a área do Direito e da Psicologia. "Eu não tive dúvidas ao decidir fazer o curso e buscar pela Uniube. Tenho um projeto que se chama "FelizMente só depende de você", que une essas duas áreas. Vou realizar meu sonho e contribuir muito com a sociedade. Só tenho a agradecer à Uniube, sou muito feliz aqui, e a estrutura da Universidade é sensacional, não deixa nada a desejar, me sentirei preparada", finaliza.

Participações especiais

Durante as duas semanas de atividades, os calouros contaram com palestras do Pró-Reitor de Ensino Superior da Uniube, Marco Antônio Nogueira,  da diretora do curso de Direito, Andréa Queiroz Fabri, de egressos e professores do curso, além de diversos profissionais reconhecidos no mercado, como: a ex-aluna de Direito e vereadora Rochelle Bazaga; o ex-diretor técnico da mesa do Senado e ex-diretor do curso de Direito da Uniube, Pérsio Barroso; o diplomata, na Embaixada do Brasil na França, Eduardo Cançado Oliveira; a supervisora de RH e docente da Uniube, Rose Zaporoli; a ex-aluna e Juíza, Ana Maria Marco Antônio; o delegado chefe do 5º departamento de Polícia Civil em Uberaba,  Rodolfo Rosa Domingos; a ex-aluna e promotora de justiça, Maíla Aparecida Barbosa; e o defensor público, Fabrizio Mussolin.

"Minha palestra para os calouros de Direito foi sobre a carreira diplomática e o concurso para o Instituto Rio Branco (concurso de acesso à carreira de diplomata). O intuito foi oferecer uma visão geral da diplomacia e falar sobre o concurso, preparação de candidatos e passar informações para quem tem interesse em uma carreira internacional", conta o diplomata Eduardo.

CAMPUS VIA CENTRO
Av. Afonso Pena, 1177