PIAC

O que é o PIAC?

Programa Institucional Atividades Complementares

Contexto: esse programa surgiu com a proposta de coordenar, organizar, divulgar e validar as mais diversas propostas de Atividades Complementares que forem desenvolvidas pelos alunos, dentro ou fora da UNIUBE.

O PIAC trabalha de forma flexível, promovendo a integração de alunos e professores, de diversos cursos e áreas e ampliando o aprendizado dos alunos para além da sala de aula. O programa articula áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Objetivo: estimular a prática de estudos independentes, visando a uma crescente autonomia profissional e intelectual dos alunos.

Linhas de Ação: Educação para a Saúde e Educação para a Cidadania

Para realizar as atividades complementares você conta com: O Núcleo de Professores Orientadores que é responsável por orientar a elaboração de projetos, aprovar e validar, em créditos, a participação dos alunos em atividades complementares.

A Secretaria do PIAC funciona de segunda a sexta-feira, nos três turnos, no Bloco I do campus Aeroporto (Uberaba). Conta com funcionários para o atendimento aos alunos e cadastramento das atividades complementares, comprovadas por eles e validadas pelo Núcleo de Orientação e Coordenação.

Atividade Complementar passo-a-passo:

Pesquise na tabela, identifique uma atividade, realize e entregue seu comprovante ao PIAC para ser validado. Ou ainda, busque orientações no PIAC se quiser criar um projeto para sua atividade complementar.

Você, aluno, tem a possibilidade de cumprir as exigências desse componente curricular de várias maneiras: Programas Institucionais de Ensino - Programa Institucional de Estágio (PROEST); Programa Institucional de Monitoria de Ensino (PIME); Programa de Acompanhamento Pedagógico (PAP); Programa Institucional de Iniciação Científica ? PIBIC e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? PIBITI; Atividades Sociais e Extensionistas; Eventos Científicos dirigidos à sua formação acadêmica; Cursos e Treinamentos; Projetos promovidos pelos cursos e/ou professores da Universidade de Uberaba;

E muito mais... Veja a tabela que explica como participar e validar suas ações.