Conheça nossa história

A história da hoje Universidade de Uberaba, Instituição sem fins lucrativos, mantida pela Sociedade Educacional Uberabense, remonta ao ano de 1940, quando Mário Palmério funda o Lyceu do Triângulo Mineiro, com sede, inicialmente, na Rua Manoel Borges. Com essa iniciativa, o educador dava os primeiros passos na direção de um projeto muito mais ousado: dotar a pacata Uberaba da época, de uma escola voltada para a oferta do ensino superior.

Até que a ideia se transformasse em realidade, Mário Palmério pôs em prática outras duas ações. Transferiu a sede do Lyceu, mais tarde chamado de Colégio Triângulo Mineiro, para um conjunto de edifícios onde, hoje, funciona o Campus Centro e criou a Escola Técnica de Comércio do Triângulo Mineiro.

Em 1947 o governo federal autorizou a abertura da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Em menos de dez anos, outras duas escolas entraram em funcionamento: a Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, em 1951, e a escola de Engenharia do Triângulo Mineiro, em 1956. Uberaba, então, passa a se projetar também em razão de sua importante estrutura, voltada para o ensino superior, privilégio de poucas cidades mineiras, no início dos anos 50. Junto com essas importantes conquistas, veio a necessidade de expansão da estrutura física. Por isso, em 1976, começou a funcionar o Campus Aeroporto, instalado na Avenida Nenê Sabino.

NOVA ESTRUTURA

No ano de 1972, as faculdades isoladas se uniram em uma única sigla, FIUBE, Faculdades Integradas de Uberaba, essa mudança possibilitou no ano seguinte a criação dos cursos de Educação Física, Psicologia, Pedagogia, Estudos Sociais e Comunicação Social. A então FIUBE, concretizou uma parceria no ano de 1981 com a FISTA, Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino, a partir dessa união foram incorporados os cursos de Letras, Filosofia, História, Geografia, Estudos Sociais, Ciências (Química, Matemática e Biologia), Pedagogia (Supervisão Escolar nas escolas de 1º e 2º graus, Orientação Educacional, Administração Escolar) e a habilitação em Jornalismo, do curso de Comunicação Social.

O reconhecimento como Universidade de Uberaba veio em 1988, pelo Ministério da Educação, isso deu a instituição autonomia para a criação de novos cursos e a Universidade de Uberaba pode então oferecer as graduações em Engenharia Agrícola, Tecnologia em Processamento de Dados, Administração, Engenharia Elétrica, Arquitetura e Urbanismo e o de Ciências Econômicas, além de mais duas habilitações no curso de Pedagogia: Magistério das séries iniciais do 1º grau e Pré-Escolar.

No ano de 1997 a Uniube deu um importante passo para a área da saúde. Por decisão do Conselho Universitário, foram criados os cursos de Medicina, Farmácia Industrial, Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Medicina Veterinária. Um ano depois, o Conselho autorizou a abertura do curso de Enfermagem.

PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

Em 1997 a Universidade passou a ofertar o programa de pós-graduação, o Mestrado em Ciências de Valores Humanos e o Mestrado em Educação e especializações em diversas áreas. A Universidade de Uberaba está credenciada como Instituição de pesquisa junto ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e possui projetos aprovados pela Fapemig - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias, além de outros organismos de fomento.

NOVA ESTRUTURA

Mudanças estruturais físicas e humanas foram colocadas em prática no ano de 1997, dentre elas, atualização de currículos, qualificação do corpo docente, contratação de mestres e doutores, qualificação dos profissionais da casa, construção de novos prédios, uma moderna biblioteca e a implantação de laboratórios de vanguarda que dão, até hoje, suporte ao aprendizado prático dos alunos. Em 2000, a Universidade de Uberaba colocou em funcionamento o seu Programa de Educação a Distância - EAD integrado ao Instituto de Formação de Educadores, oferecendo, inicialmente, especialização em Cafeicultura Irrigada.

PROGRAMAS DE APOIO

A comunidade acadêmica da Universidade de Uberaba conta com vários programas de apoio, criados para dar suporte as atividades de docentes e discentes. Funcionam os programas de Tutoria, Iniciação Científica, Apoio à Pesquisa, Monitoria e o PAE -Plano de Atenção ao Estudante - que oferece ao universitário, assistência jurídica, atendimentos nas áreas de Odontologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Farmácia Industrial.