Uniube na luta contra o Coronavírus

Com foco em manter a responsabilidade social perante a comunidade acadêmica, imprensa e todos que acompanham o trabalho da Uniube, este espaço foi criado para a divulgação de informações e posicionamentos institucionais referentes ao período de suspensão de aulas, atividades e eventos, devido à alta disseminação do novo Coronavírus.

Em 73 anos de história, a Uniube já passou por vários ciclos. Enfrentou e superou diversos desafios. Porém, nunca havia se deparado com um inimigo invisível como o novo Coronavírus (Covid-19), uma doença que parou o planeta e de consequências ainda não dimensionadas integralmente.

Com experiência e tradição, a Uniube sempre se mantém atualizada e contextualizada em relação aos acontecimentos. Preocupada com os transtornos irreparáveis que poderiam acontecer, rapidamente reuniu no dia 13 março de 2020 os integrantes do Comitê de Prevenção e Enfrentamento de Situações Emergenciais da Instituição para discutir e definir estratégias diante das projeções de cenários de pandemia, declarada pela Organização Mundial de Saúde no dia 11 de março de 2020.

No dia 16 de março, de forma extraordinária, o Comitê, formado pelo reitor, pró-reitores, profissionais das áreas da saúde, recursos humanos, tecnologia da informação, marketing, assessoria de imprensa, assessoria jurídica, financeira, infraestrutura física e acadêmica, entre outros, reuniu-se novamente. Nessa reunião, após discutidos os diferentes cenários, impactos futuros e condições oferecidas pela Universidade, veio a decisão de suspender as aulas e demais atividades acadêmicas presenciais e eventos institucionais, em todas as unidades, entre os dias 17 e 29 de março.

No mesmo dia, as equipes acadêmicas mobilizaram-se em uma força-tarefa no desenvolvimento de aulas e atividades a serem disponibilizadas gradativamente pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), próprio da Universidade.

Ao encontro dessa postura da instituição, no dia 17 de março de 2020, o Ministério da Educação (MEC) autorizou, por meio da Portaria nº 343 (alterada pela Portaria nº 345, de 19 de março de 2020), a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavírus. A partir daí, os primeiros conteúdos passaram a ser disponibilizados diariamente para alunos via plataforma on-line.

Criado em 2010 pela própria instituição, o AVA Uniube disponibiliza mais de 50 ferramentas, tudo para assegurar um ensino de qualidade, pautado na proximidade da trajetória de aprendizagem do aluno. Foram adaptadas cinco ferramentas da Educação a Distância para os alunos e professores do ensino presencial:

- Aulas Virtuais, que possibilitam a transmissão ao vivo de aulas, nos horários habituais.

- Palavra do Professor, canal utilizado pelo docente para enviar recados aos alunos, seja em texto, videocast ou podcast.

- Tira-dúvidas, local onde os estudantes podem contatar diretamente os professores de cada disciplina.

- Videoteca, que possui todo o acervo de aulas da EAD, disponibilizado para os professores.

- Material didático, que visa facilitar o compartilhamento de ferramentas em disciplinas comuns, antes já existentes na EAD, e, agora, no presencial.

No dia 18 de março, foi publicado o segundo comunicado da Uniube, no qual o Comitê de Prevenção e Enfrentamento de Situações Emergenciais da instituição, diante do cenário de pandemia da Covid-19, decidiu manter a suspensão até o dia 29 de março aos alunos do curso de Medicina pertencentes ao ciclo intermediário e internato médico das aulas práticas, teóricas e demais atividades presencias.

No dia 19 de março, a Uniube informou aos colaboradores que estava cumprindo as recomendações do Ministério da Saúde e também de órgãos representantes de cada categoria, como o afastamento de colaboradores do grupo de risco, escalonamento e distanciamento nos ambientes físicos de trabalho e demais procedimentos de segurança.

No dia 25 de março, veio a decisão de prorrogar a suspensão das aulas práticas e demais atividades presenciais até o dia 30 de abril, de acordo com decretos e legislação específica já publicados. O comunicado ressaltou ainda que, durante este período, os serviços educacionais estariam mantidos para os alunos da modalidade presencial, por meio das ferramentas do AVA.

Já no dia 27 de março, considerando as supostas dificuldades que os alunos poderiam ter em relação ao pagamento dos boletos, foi informado, via Esclarecimento do Setor Financeiro no AVA, a prorrogação da data de pagamento com desconto de pontualidade até o dia 30 dos meses de abril, maio e junho de 2020 para todos os alunos da Instituição.

Paralelamente, as reuniões do Comitê, que a partir de então passaram a ser diárias, começaram a traçar direcionamentos para os diversos setores se mobilizarem com intensas ações necessárias e integradas durante este período de enfrentamento da pandemia.

Para facilitar o acesso às informações e aos esclarecimentos institucionais, assim como diminuir a sensação do distanciamento físico, várias ações estão sendo disponibilizadas nas redes sociais, e-mails de comunicação interna com colaboradores e via AVA aos alunos para alertar sobre os cuidados e sugerir alternativas e dicas para passar o tempo em casa e também mensagens de incentivo.

A grande luta da Uniube é a de diminuir os transtornos que esta situação tem causado. Manter o processo de aprendizagem dos alunos, motivá-los para que não desistam neste momento difícil, que requer esforço, dedicação e determinação, para que, em breve, quando as atividades presenciais voltarem à normalidade, consigam retomar o semestre letivo com as atividades práticas e seguir em frente.

A educação não pode parar!

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

(Paulo Freire)

“É na crise que nascem as invenções, os desdobramentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo [...].”

(Albert Einstein)