A área de concentração

A área de concentração

A área de concentração do PMPE está definida, tendo por base o desempenho geral da educação brasileira neste início de século XXI; as políticas públicas educacionais vigentes, objetivadas em programas específicos, como os desenvolvidos no âmbito da CAPES, que têm priorizado ações voltadas para a melhoria da educação básica.

O Plano Nacional de Pós-graduação – PNPG-2011/2020 – considera que esse seja um grande desafio e deva ser entendido como estratégico para o do país. Vale ressaltar, ainda, que a presença de profissionais com experiência, voltados para a educação básica, na formação de professores, na pesquisa e na extensão, na UNIUBE, colabora com a definição desta proposta de Mestrado Profissional. Além disso, o apoio decisivo dessa universidade, para a elaboração da proposta, demonstra seu interesse em ampliar sua atuação no campo da pós-graduação stricto sensu, podendo assim atender uma significativa demanda local, regional e até mesmo nacional.

Em vista disso, a área de concentração sustenta-se e apoia-se em projetos de pesquisa, produções e atuação relevantes do corpo docente da UNIUBE. Permite, assim, abrigar de forma coerente as linhas de pesquisa que dela emanam. O foco é a docência na Educação Básica, envolvendo as práticas pedagógicas e o planejamento educacional nos seus fundamentos e pressupostos, visando à intervenção nesse nível escolar. O docente é entendido como o profissional que compreende e intervém no processo educativo, planejando e organizando o ensino de modo a promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. O enfoque no planejamento oferece, ainda, subsídios para a elaboração de projetos de intervenção na Educação Básica, os quais não se limitam apenas ao espaço da sala de aula, mas podem abranger a escola, as redes de ensino, os diferentes níveis da educação básica.

O foco é a docência na educação básica, envolvendo as práticas docentes e o planejamento educacional nos seus fundamentos e pressupostos, visando a intervenção nesse nível escolar. Do mesmo modo, a elaboração de projetos de intervenção na Educação Básica, que não se limitam apenas ao espaço da sala de aula, mas podem abranger a escola, as redes de ensino, os diferentes níveis da Educação Básica.