Universidade do Agro firma convênio com o Ministério de Recursos Animais e Pesca da Costa do Marfim | Acontece na Uniube

30 de abril de 24

A Universidade do Agro | Uniube assinou, nesta terça-feira, 30, um Termo de Cooperação com o Ministério de Recurso Animal e Pesca da República de Côte d'Ivoire, na Costa do Marfim, representado pelo ministro Sidi Tiemoko Touré. O objetivo é promover a pesquisa científica voltada para a criação e beneficiamento de proteína animal. Além disso, a parceria visa a elaboração de planos para estruturação, produção e nutrição animal, incluindo treinamentos no Brasil para a equipe marfinense, abrangendo aspectos como manejo, saúde, inseminação e nutrição dos animais.

"O professor Cláudio Yudi nos recebeu no Brasil em 2021 e foi uma pessoa muito humilde, abriu as portas para o que estamos fazendo hoje. A parceria com a Universidade em Uberaba é para a criação de uma escola veterinária na Costa do Marfim, e fico feliz em dizer que o projeto está caminhando bem, estamos mobilizando fundos para iniciar a construção do hospital e esse ano iremos conseguir. O que me motiva é que temos o apoio da Universidade desde o início, com o apoio dos melhores técnicos da Instituição, além do apoio do reitor. O acompanhamento da Associação Brasileira de Cooperação (ABC) e do Itamarati dá legitimidade ao projeto, um trabalho intergovernamental efetivo", enaltece o ministro, Sidi Tiemoko Touré.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes, falou da importância desse momento para que a Universidade reforce a internacionalização. "Essa será uma forma de trazermos perspectivas para os nossos alunos, tanto de graduação quanto de pós-graduação, especialmente da Universidade do Agro, para que possamos participar de projetos relevantes de pecuária e agricultura na Costa do Marfim. Para nós, é motivo de muita honra ter o ministro e toda sua equipe aqui, e ter o apoio do governo brasileiro fortalece ainda mais os laços que estamos criando. O país será pioneiro com o projeto do hospital veterinário de ponta, e será muito importante terem uma fazenda para o desenvolvimento de projetos de pesquisa nas áreas de Agronomia, Agronegócio, Medicina Veterinária e Zootecnia", pontua.

"Foi um encontro muito importante e produtivo com os representantes do governo da Costa do Marfim. Estão muito interessados em levar conhecimento, desenvolvimento e cuidados, tanto na parte da agricultura quanto da pecuária. Nós firmamos um convênio e vamos ajudar naquilo que for possível, e certamente abrirá a mente dos nossos alunos e professores a tomarem conhecimento dessa realidade tão diferente da nossa, mas que pode ser melhorada. Esse é um acordo importante, uma colaboração valiosa", afirma o reitor da Uniube, Marcelo Palmério.

Em 2021, a comissão da Costa do Marfim esteve no Brasil e conheceu o Hospital Veterinário da Uniube (HVU). Em março de 2024, os professores Cláudio Yudi e Mauricio Scoton, participaram de uma missão multidisciplinar no país para realizar um diagnóstico técnico na área de agricultura e pecuária.

"Eu não sou a mesma pessoa, a África mudou minha forma de ver o mundo e as pessoas, conheci um povo alegre e feliz. E nós da Universidade do Agro ? Uniube, ficamos felizes pelo convite e em ajudar e compartilhar nossos ensinamentos e qualidades, para que cada vez mais melhore a produção animal e vegetal, assim como a saúde pública veterinária na Costa do Marfim. Temos muitos desafios, mas estamos dispostos a colaborar no que for possível", comenta o professor Cláudio Yudi.

"Estar na Costa do Marfim foi uma experiência única, poder conhecer a África e suas demandas, e ver que nós podemos contribuir bastante no desenvolvimento. E temos aqui no Brasil uma pecuária desenvolvida, e conseguimos passar muita tecnologia para o modelo da fazenda experimental e do desenvolvimento da pecuária na Costa do Marfim", finaliza o professor Mauricio Scoton.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro