Uniube recebe representante da Huawei ICT Academy | Acontece na Uniube

Uniube recebe representante da Huawei ICT Academy

06 de dezembro de 22

A Uniube recebeu no último mês, a visita do representante da Huawei ICT Academy, Victor Montenegro, que foi recepcionado pelos pró-reitores Heliodora Collaço (PROES), André Fernandes (PROPEPE) e Fernando Marra (PROED), juntamente com um grupo de gestores de curso e docentes de Uberaba e Uberlândia. O objetivo da visita foi incorporar na graduação e pós-graduação, os recursos disponíveis na plataforma Huawei, que incluem cursos de certificação sobre diversas tecnologias que são interessantes para o processo de formação acadêmica nas diversas áreas de conhecimento.

A plataforma da Huawei é a maior provedora global de tecnologia e infraestrutura, 95% de toda a rede de infraestrutura de ticket global de alguma forma tem componentes da Huawei. "Essa plataforma chega com uma possibilidade de mais de cem possibilidades de exame, 23 campos de tecnologia para que os alunos da graduação e pós-graduação da Uniube possam utilizar para criar um roadmap para o futuro e especialmente para o trabalho. Aqueles alunos que quiserem se certificar Inteligência Artificial (IA), 5G, Datacon, WLAN,  eles vão ter uma possibilidade de fazerem isso através da plataforma em vários níveis de certificação, que além disso, proporcionamos cursos voltados à um público mais geral, porque entendemos que esses cursos são mandatórios também para outras profissões, para outras carreiras. Já que o futuro que estamos falando é tecnológico, através dessa parceria com a Uniube, conseguiremos principalmente com cursos de extensão, de cursos incorporados às disciplinas da instituição, trazer tecnologia de ponta e de qualidade para a instituição", explica o representante da Huawei ICT Academy, Victor Montenegro.

"A visita à Uniube foi de extrema importância, porque eu pude perceber o grande potencial que temos junto à instituição. São 75 anos de história e temos somente 24 anos, ou seja, são muitos anos a mais de experiência, e eu não tenho dúvidas que 2023 vai ser um ano de grandes mudanças para essa parceria Uniube e Huawei. Já temos uma relação muito interessante com o triângulo mineiro, com Uberaba e Uberlândia, então eu tenho certeza que vai ser realmente um ano de muita conquista", avalia Montenegro.

Para o gestor dos cursos de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Jogos Digitais, Luiz Fernando Ribeiro de Paiva, a expansão da parceria academia-empresa favorece todos os envolvidos. "Conduzir os alunos em ações que incluem uma parceria dessa importância favorece a construção de conhecimentos em torno das tecnologias emergentes, o desenvolvimento de processos de inovação, a participação em competições nacionais e internacionais e gera aproximação com o mercado, já que as empresas estimulam esses processos como parte de suas ações de recrutamento e seleção", pontua.

Durante a visita, ficou definida a participação da Uniube no LAC ICT Talent Summit 2022, que foi realizado na Cidade do México entre os dias 24 a 26 de novembro. "Este evento é organizado pela Huawei e reúne formuladores de políticas, empresas e universidades para a causa comum de impulsionar o desenvolvimento de talentos digitais e fomentar o crescimento econômico de países do Caribe e da América Latina. 20 universidades de todo o Brasil que participaram do evento", conta o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, e diretor executivo do HVU, André Fernandes.