Uniube participa do LAC ICT Talent Summit 2022 | Acontece na Uniube

Uniube participa do LAC ICT Talent Summit 2022

06 de dezembro de 22

A Uniube participou do LAC ICT Talent Summit 2022. O encontro aconteceu na Cidade do México, entre os dias 24 a 26 de novembro, e foi organizado conjuntamente pela Huawei, UNESCO e EFE. O evento é uma plataforma que reúne formuladores de políticas, empresas e universidades para a causa comum de impulsionar o desenvolvimento de talentos digitais e um novo crescimento econômico. O representante da Huawei ICT Academy, Victor Montenegro, visitou a Uniube no último mês e durante o encontro, ficou definida a participação da Universidade no evento.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, André Fernandes, foi ao México e representou a Universidade no evento. "A participação da Uniube foi de grande importância para o fortalecimento da parceria com a Unesco e com a Huawei, que foram as duas empresas/organizações mundiais que organizaram o evento. Há grande demanda no mundo todo para profissionais das áreas tecnológicas, para os próximos anos. Apesar dessa alta demanda, a oferta de profissionais é muito pequena, pois não há formação eficiente, tanto em qualidade quanto em quantidade. Investir cada vez mais em tecnologia, na inclusão digital, na transformação digital, é cada vez mais necessário para a Uniube e para todas as demais IES do Brasil e do mundo", avalia o pró-reitor.

Para o pró-reitor, a parceria com grandes empresas como a Huawei, que tem 200 mil funcionários no mundo todo, pode trazer grandes avanços para nossos docentes, alunos e administrativos. "Especificamente no que diz respeito à qualificação demão de obra, a Huawei tem uma excelente plataforma de treinamento, a ICT Academy, com vários cursos de alto nível para os nossos colaboradores, por exemplo: 5G, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, dentre outros. Junto com os outros Pró-Reitores da Uniube, Prof. Fernando Marra, da Graduação EAD e Profa. Heliodora Collaço, da Graduação Presencial, fizemos uma força tarefa para aumentar os nossos alunos e docentes na plataforma de treinamento da Huawei, que passou de 40 para 500 alunos, em 15 dias, o que nos torna uma das principais referências no Centro Sul do Brasil para a qualificação de mão de obra para as tecnologias digitais", complementa André Fernandes.

Com o aumento da participação da Universidade em treinamentos da Huawei, alunos da Uniube poderão atuar em diversas partes do mundo. "Foi possível durante o evento fazer contato com CEO's de grandes empresas de tecnologia, professores e dirigentes de IES da América Latina e Caribe, além de conhecer talentos digitais de várias partes do mundo. Com o aumento da participação da Uniube na plataforma de treinamento da Huawei, podemos ser incluídos em programas de montagem de laboratórios de tecnologia digital de ponta em Uberaba e Uberlândia, com custeio total da empresa multinacional. Mais importante ainda, podemos ter alunos da Uniube sendo qualificados e posteriormente contratados para atuarem no mercado em várias partes do mundo", finaliza.