Uniube promove I Congresso Regional de Pedagogia e Formação Docente em maio | Acontece na Uniube

Uniube promove I Congresso Regional de Pedagogia e Formação Docente em maio

25 de março de 26
1 / 1

Submissão de trabalhos pode ser feita até 5 de abril e o evento é voltado para professores, estudantes, pesquisadores e membros da comunidade 


Por Vander Souza 


Nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2026, a Uniube, por meio da Pró-Reitoria de Ensino Superior (PROES), do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), irá promover o I Congresso Regional de Pedagogia e Formação Docente. O evento será realizado em formato híbrido, com transmissão ao vivo, no Anfiteatro 2D56 do Bloco D, no Campus Aeroporto, em Uberaba (MG). 


O encontro é voltado para professores da educação básica e superior, estudantes de Pedagogia (graduação e pós-graduação), pesquisadores, gestores educacionais, agentes culturais e membros da comunidade que possuam vínculo com atividades educativas. Os interessados em apresentar trabalhos devem submeter um resumo expandido até o próximo dia 5 de abril no site do evento - clique aqui


A coordenadora do curso de Pedagogia da Uniube, Lucia Helena Junqueira, diz que a expectativa é que o evento reúna cerca de 800 participantes no total. A docente salienta que a realização do Congresso conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). 


Segundo Junqueira, o projeto do evento realizado pela Uniube foi o único de uma universidade particular aprovado pela FAPEMIG para receber recursos, de acordo com o edital nº 005/2025 publicado pela instituição estadual de fomento à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. 


"A participação em um congresso como esse é de extrema relevância, tanto do ponto de vista acadêmico quanto profissional e pessoal. Representa uma oportunidade singular de inserção no campo científico e de fortalecimento da identidade profissional docente. Outro ponto importante é o contato com diferentes realidades, pesquisas e experiências", afirma Junqueira. 


A programação do Congresso 


O I Congresso Regional de Pedagogia e Formação Docente promovido pela Uniube tem como tema central as práticas pedagógicas aplicadas dentro e fora da escola. O objetivo é fortalecer tanto a formação de professores quanto criar redes de troca e aprendizado entre instituições, educadores e membros da comunidade. 


"Teremos um total de quatro mesas-redondas com temas como: inclusão e a prática docente; educação e direitos humanos; arte, diversidade e cultura; e tecnologias digitais e inteligência na educação inclusiva. Haverá também dois laboratórios de saberes e três workshops, juntamente com a apresentação dos trabalhos em formato de seminário", pontua Junqueira. 


Para submeter trabalhos e saber mais detalhes sobre a programação do evento, basta acessar o site - clique aqui


Serviço 


Promovido pela Uniube entre os dias 11 e 13 de maio, em formato híbrido, o I Congresso Regional de Pedagogia e Formação Docente será realizado no Anfiteatro 2D56 do Bloco D, no Campus Aeroporto, em Uberaba (MG). Nos três dias, conforme a programação disponível no site, o evento terá início às 18h.