Transferência no Ensino Superior: por que escolher uma Universidade? | Acontece na Uniube

Transferência no Ensino Superior: por que escolher uma Universidade?

11 de julho de 25
1 / 1

Pró-reitora da Uniube explica como uma boa formação contribui diretamente para o sucesso profissional 


O início e o meio do ano são conhecidos, no mundo universitário, como períodos de transferência. É nesse momento que muitos estudantes decidem colocar em prática a ideia de se transferir para outra Instituição de Ensino Superior. 


No entanto, é importante ter atenção a todos os pontos relacionados a esse processo, como a escolha do tipo de instituição, se será faculdade ou universidade, para garantir uma boa formação acadêmica e, consequentemente, construir uma trajetória profissional de sucesso.


Nesse contexto, a Pró-reitora de Ensino Superior da Uniube, Heliodora Collaço, destaca que a demanda por profissionais capacitados é intensa, e reforça que a boa colocação no mercado de trabalho, assim como a segurança e a desenvoltura profissional estão diretamente relacionadas à qualidade do ensino.


Collaço pontua que o processo de escolha da instituição demanda atenção para evitar que o aluno tenha uma formação sem a profundidade necessária. "O reconhecimento de um diploma obtido em uma instituição de qualidade faz toda a diferença. Ao contrário, quando esses aspectos não são considerados, surgem os riscos de uma formação 'rasa', aquela que concede um diploma, mas não as condições para o exercício profissional", diz.


A Pró-reitora da Uniube explica que optar por uma universidade em vez de uma faculdade proporciona ao aluno uma formação baseada em três pilares de grande importância no Ensino Superior: Ensino, Pesquisa e Extensão.


"É isso o que a Uniube faz, sempre comprometida com a realização profissional do estudante. Ao longo de 77 anos de existência, a Universidade já formou milhares de profissionais excelentes, com infraestrutura de ponta, corpo docente altamente qualificado e políticas de ensino, pesquisa e extensão robustas, ou seja, fatores que possibilitam uma formação acadêmica sólida", conclui Heliodora Collaço.


Vander Souza