Professor da Uniube participa de avaliação nacional da CAPES sobre Programas de Pós-Graduação
O professor do curso de Medicina Veterinária da Uniube e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos (PPGSPAT), Endrigo Gabellini Leonel, participou, em agosto, do processo de avaliação dos Programas de pós-graduação promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A avaliação foi conduzida em várias etapas por um grupo de 26 consultores, que analisaram três eixos: proposta, formação e impacto na sociedade dos 88 programas de Pós-Graduação em Medicina Veterinária do Brasil.
Segundo Endrigo, o convite para integrar a comissão partiu do coordenador de área da CAPES, Carlos Eduardo Ambrósio, após visita ao PPGSPAT da Uniube. "Ele gostou muito do nosso programa e me convidou para ser um dos representantes das universidades particulares. Durante o processo, avaliamos e discutimos cada parecer e classificamos os programas com notas de 1 a 7, sendo os conceitos mais altos atribuídos aos programas de excelência", explica.
Para o professor, a experiência representou uma conquista pessoal e institucional. "Não é apenas um reconhecimento ao meu trabalho como pesquisador, mas também ao PPGSPAT e à própria Uniube. Foi uma oportunidade de compreender como são aplicados os critérios de avaliação, conhecer os pontos fortes e fracos de outros programas e, a partir disso, planejar estratégias de aprimoramento para o nosso mestrado", destaca.
Endrigo afirma também que os aprendizados adquiridos podem ser aplicados na formação dos alunos de graduação e pós-graduação. Entre os principais pontos estão: compreensão dos critérios de excelência; orientação assertiva para pesquisas de qualidade e de impacto social; estratégias para publicações em periódicos de alto impacto; ampliação de networking e colaborações nacionais e internacionais.
"Essa vivência reforça a importância da formação continuada, da ética em pesquisa e do impacto social da ciência. Também traz ideias para o fortalecimento do curso de Medicina Veterinária da Uniube e para a melhoria contínua do nosso Programa de Pós-Graduação".
Pâmela Rita