Primeiros trabalhos do "Trilhas de Futuro" são apresentados no Mestrado | Acontece na Uniube

Primeiros trabalhos do "Trilhas de Futuro" são apresentados no Mestrado

05 de junho de 24
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O Programa de Pós-graduação em Educação da Uniube (PPGE - Mestrado) teve os primeiros trabalhos apresentados pelo Programa Trilhas de Futuro para Servidores da Educação. As defesas de mestrado foram realizadas pelas alunas do PPGE, Edilaine Mendes Dias de Andrade e Giovanna da Silva Mendes. Ao todo, 20 servidores ingressaram no PPGE da Uniube pelo programa de parceria com o Governo de Minas Gerais.


O projeto Trilhas do Futuro tem o objetivo de atender às demandas relacionadas à formação continuada, à capacitação e ao aperfeiçoamento dos profissionais que compõem a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).


O Mestrado Educacional é um canal de incentivo à pesquisa e à inovação no campo educacional e, ao oportunizar aos servidores a conclusão dessa etapa acadêmica, contribui para os trabalhos desenvolvidos com jovens nas escolas públicas de todo o estado. 


Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Thiago Zanquêta, os dois trabalhos apresentados inauguraram calendário de defesas que acontecerão até o dia 15 de agosto deste ano. 


"Tal projeto foi fundamental para que nosso PPGE ganhasse ainda mais relevância regional, especialmente no estado de Minas Gerais, ao contar em seu corpo discente com estudantes de Mestrado e Doutorado de várias regiões mineiras. São professores (as), técnicos (as), especialistas e diretores(as) das escolas estaduais que protagonizaram a primeira turma credenciada. O segundo credenciamento, por meio do edital 01/2023, ofereceu mais 13 vagas para o curso de Mestrado e 7 vagas para o curso de Doutorado", explica Thiago. 


"Os servidores estaduais, ao desenvolverem suas dissertações, contribuem para a produção de conhecimento relevante e atualizado, que pode ser aplicado diretamente nas escolas. Essas pesquisas muitas vezes abordam desafios específicos enfrentados pela rede estadual de ensino, oferecendo soluções baseadas em evidências para melhorar a prática educativa", enfatiza o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, André Fernandes.


Ambos os trabalhos de mestrado foram orientados pelo professor Ricardo Baratella, com os temas: "A Educação Financeira como disciplina eletiva no Ensino Médio: nova formulação curricular, desafios e oportunidades", apresentado por Edilaine; e "Ensino de Ciências por Investigação: velhos dilemas, novos significados e a construção do conhecimento científico na educação básica", da aluna Giovanna.


"As mestrandas realizaram trabalhos excelentes, com uma consistência teórico-metodológica exemplar, além de uma rigorosa adequação às normas técnicas e científicas. As pesquisas apresentaram uma contribuição significativa para suas respectivas áreas, destacando-se pela profundidade de análise e pela relevância dos temas abordados. Esses trabalhos são um testemunho da capacidade de vocês de combinar teoria e prática, oferecendo soluções inovadoras e viáveis para problemas educacionais contemporâneos", comenta o professor orientador.


Edilaine Mendes é analista educacional - inspetora escolar no município de Uberaba, e se dedicou ao tema do mestrado depois que a Secretaria de Estado de Minas Gerais inseriu a disciplina eletiva de Educação Financeira na grade curricular do Ensino Médio. "Espero que este trabalho possa contribuir para o ensino da disciplina Eletiva de Educação Financeira no Ensino Médio, proposta pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, além de trazer benefícios significativos para a educação de nossos jovens, preparando-os para um futuro financeiramente consciente e responsável", compartilha.


Já Giovanna da Silva é professora da Educação Básica e disse que concluir essa etapa foi, sem dúvidas, uma experiência transformadora em sua trajetória. "O curso me proporcionou a oportunidade de ampliar meus conhecimentos e habilidades pedagógicas e me trouxe um senso de realização. Com a conclusão do mestrado, espero conseguir novas possibilidades profissionais e pretendo contribuir com a construção de uma educação de qualidade e significativa para meus alunos, além da formação de futuros educadores e da participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento educacional. A finalização desta etapa em minha vida acadêmica não me trouxe apenas um título, mas também possibilidades que certamente irão enriquecer minha carreira na educação", avalia.