Pesquisadoras da Uniube realizam etapa do projeto Aquaponia em casa de acolhimento em Uberaba | Acontece na Uniube

Pesquisadoras da Uniube realizam etapa do projeto Aquaponia em casa de acolhimento em Uberaba

14 de fevereiro de 25
1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4

O projeto Aquaponia, aprovado por meio da Incubadora de Empresas da Uniube (Unitecne) no Edital da Água da Mosaic, avança com mais uma etapa em Uberaba


As pesquisadoras da Uniube, Ana Flávia Mendonça e Aline Claro de Oliveira, conduziram uma fase do projeto "Aquaponia: uso racional da água em um sistema sustentável de produção integrada de peixes e hortaliças orgânicas hidropônicas" na Casa de Acolhimento Isabel do Nascimento (IMAD). A atividade, realizada no dia 07 de fevereiro, incluiu o plantio de mudas frutíferas, como acerola, goiaba, jabuticaba, mexerica, limão e laranja, reforçando o compromisso da iniciativa com a sustentabilidade e segurança alimentar.


"Participar desse momento foi extremamente tocante. Hoje, a casa abriga três meninas e me fez refletir sobre uma realidade muito diferente da minha. De certa forma, o envolvimento delas em projetos como esse, especialmente com cursos de capacitação em depilação e design de sobrancelhas, viabilizados pelo recurso do edital, é transformador. Além de proporcionar aprendizado, o sistema de aquaponia permite que elas se qualifiquem e, futuramente, gerem renda a partir dessa atividade. A casa de apoio sobrevive por meio de doações da comunidade, e iniciativas como essa são fundamentais para arrecadar recursos e fortalecer a instituição. O próximo passo será a instalação do sistema de aquaponia, com a técnica de produção integrada de peixes e vegetais na IMAD, conforme determinação da Embrapa", explica a pesquisadora BDCTI I FAPEMIG APQ-01203-23, Ana Flávia Mendonça.


Conheça o projeto


O projeto "Aquaponia: uso racional da água em um sistema sustentável de produção integrada de peixes e hortaliças hidropônicas", foi aprovado em meados de 2024 pela Incubadora de Empresas da Uniube (Unitecne) no 6° Edital da Água da Mosaic Fertilizantes, que contabilizou 33 projetores inscritos e aprovou 12. Foi destinado um aporte de R$ 45 mil para a condução das atividades desenvolvidas durante 10 meses na Casa Isabel Aparecida do Nascimento, em Uberaba.


A iniciativa envolve a implantação de um sistema de aquaponia, captação de água de chuva, instalação de bebedouro com água filtrada e oferta de cursos de capacitação para as adolescentes acolhidas e para a equipe gestora da instituição. O projeto conta com a participação de professores e alunos da Uniube, além de parcerias com a Prefeitura Municipal de Uberaba, Ministério Público e Conselho Tutelar.


Para relembrar a matéria completa, clique aqui.


Carolina Oliveira | Universidade do Agro