Unitecne aprova projeto no Edital da Água da Mosaic Fertilizantes | Acontece na Uniube

Unitecne aprova projeto no Edital da Água da Mosaic Fertilizantes

09 de julho de 24

O projeto receberá uma verba de R$45 mil e será desenvolvido durante 10 meses na Casa Isabel Aparecida do Nascimento em Uberaba

A Incubadora de Empresas da Uniube (Unitecne) aprovou o projeto "Aquaponia: uso racional da água em um sistema sustentável de produção integrada de peixes e hortaliças hidropônicas", no Edital da Água da Mosaic Fertilizantes. Em 2024, foi lançada a 6ª edição do Edital, que contabilizou 33 projetos inscritos e aprovou 12. O projeto foi elaborado pela professora e coordenadora da Unitecne, Dionir Andrade, pela pesquisadora da FAPEMIG no Centro de Leitura e Escrita Científica e Tecnológica da Uniube, Aline Claro de Oliveira, e pelo pesquisador BDCTI nível I na Uniube pela FAPEMIG - Laboratórios Multiusuários, Wilson Maia da Silva Filho.

As atividades incluem a implantação de um sistema de aquaponia para a produção integrada de peixes e hortaliças; captação de água de chuva para reuso; instalação de bebedouro com água filtrada; e oferta de cursos de capacitação pessoal para as adolescentes e gerencial para a equipe dirigente da OSC. "É com grande satisfação que participo desse projeto, onde cultivaremos peixes e hortaliças em um sistema integrado e sustentável que permite a filtragem e recirculação da água. Este projeto será de muito aprendizado para nós e para as acolhidas da Casa Isabel do Nascimento. Além disso, abordaremos outras questões importantes, como o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 da ONU. Projetos como este, que visam a produção sustentável de alimentos, são fundamentais para a segurança alimentar", pontua a pesquisadora da FAPEMIG no Centro de Leitura e Escrita Científica e Tecnológica da Uniube, Aline Claro de Oliveira.

O projeto receberá um aporte de R$45 mil para a condução das atividades e será desenvolvido durante 10 meses. "O projeto reforça o compromisso institucional da Uniube em atender as demandas da sociedade por meio de atividades práticas extensionistas, envolvendo professores e alunos que contribuirão com orientações sobre aquaponia, produção de peixes, hidroponia, adequações nas instalações físicas, análises e parâmetros físico-químicos da água, entre outros. Os alunos da Empresa Junior Meet Jr poderão atuar nas capacitações em gestão. Além disso, outras parcerias com a comunidade, a Prefeitura Municipal de Uberaba através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), Ministério Público e Conselho Tutelar serão acionadas para apoiar a execução do projeto. Nossos cumprimentos e agradecimentos ao Instituto Mosaic, que incentiva e apoia a execução de projetos comunitários voltados para a gestão dos recursos hídricos e a agricultura sustentável", reforça a coordenadora da Unitecne, Dionir Andrade.

O local onde o projeto será executado é a Casa Isabel Aparecida do Nascimento em Uberaba, fundada em 2006 e mantida pela Casa Madre Teresa de Calcutá. "A casa atende judicialmente 20 adolescentes de 12 a 18 anos, do sexo feminino, em regime de acolhimento por tempo indeterminado, 24 horas ininterruptas, em parceria com o Ministério Público, Conselho Tutelar, Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) e a sociedade civil. Acredito que o desenvolvimento do projeto na Casa será gratificante para as nossas acolhidas, proporcionando aprendizado sobre a economia de água e melhorando a qualidade de vida das adolescentes através de uma água de boa qualidade", finaliza a coordenadora da Casa Isabel Aparecida do Nascimento, Marta De Oliveira.

Carolina Oliveira