Oficina do Festival de Inverno de Peirópolis e exibição de | Acontece na Uniube

Oficina do Festival de Inverno de Peirópolis e exibição de

21 de julho de 25
1 / 1

Raíssa Nascimento


O Centro Cultural Cecília Palmério (CCCP) será palco de dois importantes eventos culturais nos dias 23, 24 e 25 de julho, um deles integrando a programação do Festival de Inverno de Peirópolis, promovido pela Fundação Cultural de Uberaba. Com foco em formação artística e difusão cinematográfica, as atividades incluem a oficina "História da Arte", ministrada pelo professor e curador Rodrigo Vivas, e a tradicional Sessão Arte, que neste mês exibe o clássico do cinema noir "Pacto de Sangue" (Double Indemnity), de Billy Wilder.


 Oficina "História da Arte" com Rodrigo Vivas


Nos dias 23 e 24 de julho, das 9h às 12h, o CCCP recebe a oficina teórica "História da Arte", conduzida pelo renomado professor Rodrigo Vivas, Doutor e Pós-Doutor pela Unicamp, professor da UFMG e membro do Conselho da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA). A proposta da oficina é apresentar os fundamentos da análise, produção e crítica de obras artísticas, explorando a consolidação da tradição ocidental na arte e os elementos essenciais que a sustentam até os dias atuais.


Vivas possui vasta experiência como curador e gestor cultural, tendo dirigido o Centro Cultural UFMG e coordenando festivais universitários, além de assinar curadorias de artistas como Yara Tupynambá e Paulo Miranda. A atividade é gratuita, voltada para estudantes, artistas, professores e público interessado em arte e cultura.


Sessão Arte - Exibição de "Pacto de Sangue" (1944)


No dia 25 de julho, às 19h30, a programação continua com a exibição gratuita do filme "Pacto de Sangue", uma das obras-primas do diretor Billy Wilder, baseada em roteiro assinado em parceria com o escritor Raymond Chandler. O filme é considerado um dos marcos do cinema noir, com narrativa envolvente, fotografia expressiva e personagens complexos, como o vendedor de seguros Walter Neff (Fred MacMurray) e a icônica femme fatale Phyllis (Barbara Stanwyck).


O longa utiliza recursos visuais de alto contraste entre luz e sombra para criar uma atmosfera sombria, típica do gênero, e traz temas como traição, ganância e culpa. A Sessão Arte é um projeto de exibição mensal que visa democratizar o acesso ao cinema de qualidade em Uberaba.


Para mais informações:


Instagram: @centroculturalceciliapalmerio Telefone: (34) 3319-6698