O que levar em consideração ao pedir transferência no Ensino Superior?
Acadêmicos devem conhecer a instituição, avaliar a infraestrutura disponível para obter uma formação de excelência e qualidade do ensino ofertado
Os motivos que podem fazer com que um aluno mude para outra Instituição de Ensino Superior variam, porém, um dos mais comuns está relacionado à qualidade do ensino oferecido. Esse é um ponto-chave, que deve ser levado sempre em consideração ao iniciar a transferência.
Nesse sentido, conforme explica a Pró-reitora de Ensino Superior da Uniube, Heliodora Collaço, ao pensar em se transferir, o aluno deve buscar uma instituição que ofereça uma formação acadêmica sólida e proporcione o desenvolvimento de uma bagagem de conhecimento consistente.
"Isto se torna possível por meio da educação de qualidade, com toda a estrutura adequada, professores e políticas de ensino que, verdadeiramente, proporcionem o desenvolvimento de conhecimento acadêmico-profissional em sintonia com as demandas do mundo do trabalho."
Collaço enfatiza que, na Uniube, os alunos contam com professores altamente qualificados, como doutores e mestres experientes profissionalmente e atuantes no mercado de trabalho, ou seja, o ensino ocorre em sintonia com as demandas e mudanças da sociedade.
Além disso, a Uniube é referência pela estrutura dos campus e a grande rede de polos em mais de 260 cidades, diversas políticas acadêmicas que impulsionam e fortalecem a formação universitária, assim como a atuação social tanto da Universidade quanto dos estudantes por meio de projetos de extensão.
Heliodora elenca que na área da Saúde destacam-se, além de inúmeros laboratórios, os espaços para experiências práticas diferenciadas, a partir da existência de um Hospital Escola próprio, o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), com 220 leitos, e o Instituto Maria Modesto (Hospital Psiquiátrico). Ainda nesse setor, a Uniube é a responsável pela gestão das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Regional José de Alencar, em Uberaba.
Os cursos da área de Gestão da Uniube contam com a Empresa Júnior, o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil, a Unitecne, que é a incubadora de empresas da Uniube, e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Há também, no Direito, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e o apoio aos alunos na preparação para o Exame da OAB.
A Psicologia conta com uma Clínica Escola, onde os acadêmicos atendem pacientes com a supervisão de professores. E na Educação, a formação de novos docentes por meio da Pedagogia é de excelência, já que as aulas são ministradas por professores com titulação de Doutorado e Mestrado, e que possuem vasta experiência na área educacional. Além disso, o curso de Pedagogia possui nota máxima junto ao Ministério da Educação (MEC), com 100% de empregabilidade dos alunos
Já nas áreas das Engenharias, Tecnologia da Informação, Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, destacam-se, além dos diversos laboratórios, o Espaço Maker, o Parque Lab, o Núcleo de Práticas de Engenharia, Tecnologia da Informação e Arquitetura (NUPEIA), assim como os espaços de desenvolvimento de projetos, iniciação científica e inovação tecnológica.
Na área das Ciências Agrárias, a Universidade do Agro conta com estruturas como Hospital Veterinário da Uniube (HVU) e a Cidade do Agro, um espaço de inovação pioneiro que foi projetado para integrar práticas de produções vegetais e animais com as mais avançadas tecnologias, criando soluções sustentáveis que moldam o futuro do agronegócio.
Somam-se ao ensino de excelência, estrutura e projetos que possibilitam a prática acadêmica, as várias condições oferecidas pela Uniube para que o aluno tenha todo o suporte necessário à formação, como pontua a Pró-reitora.
"Apoio econômico-financeiro, por meio de bolsas sociais de 50% e 100% durante todo o curso; descontos nas mensalidades por meio de convênios com centenas de empresas; financiamento próprio com o Uniflex; rede de apoio administrativo, com o Programa de Estágio (PROES), Programa de Atenção ao Estudante (PAE), Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE) e o Núcleo de Apoio Especializado (NAE); entre outros", conclui Heliodora Collaço.
Vander Souza