MHPU abre processo seletivo para Residência Médica
O edital prevê vagas para Medicina da Família e Comunidades e Ortopedia e Traumatologia.
Aberto processo seletivo para Residência Médica no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) em 2024.
As vagas são para Medicina da Família e Comunidades e Ortopedia e Traumatologia. As inscrições podem ser feitas entre os dias 5 e 7 de fevereiro.
O processo é destinado para egressos do curso de Medicina com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
No total serão duas etapas: uma prova escrita, no valor de 90 pontos e análise curricular, de 10 pontos. Estão sendo ofertadas 5 vagas sendo duas para Medicina da Família e Comunidades e três para Ortopedia e Traumatologia. A duração é de três anos.
A coordenadora da Residência Médica de Medicina da Família e Comunidades, Fabiana Prado, explica que o programa é reconhecido pelo Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM), desde 2008. Segundo ela, o residente terá acesso a um preceptor especialista e estágio em serviços da Prefeitura Municipal de Uberaba com equipe de saúde da família e em especialidades focais e procedimentos no MPHU, e em todos os campos de estágio conveniados. "O programa contempla, com excelência, os quesitos previstos na matriz de competências para a formação do MFC", diz a médica.
O coordenador da Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia, José Martins, pontua que a residência médica em ortopedia e traumatologia conta com equipe de profissionais qualificados, que abrange todas as subespecialidades da Ortopedia. "O residente terá acesso a atendimentos de baixa, média e alta complexidade, em níveis de ambulatório, enfermaria, pronto atendimento e Centro Cirúrgico", informa o médico, destacando ainda que a residência médica do MPHU tem proporcionado um conhecimento amplo aos residentes e formado excelentes profissionais.
A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização e com legislação específica.
De acordo com o coordenador da Comissão de Residência Médica do MPHU (COREME), Prof. Dr. Alberto Borges Peixoto, o processo seletivo é feito pela Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM), por meio de Processo Simplificado Unificado (PSU), controlado pela comissão estadual de residência, em que o candidato pode escolher por vários hospitais do estado de Minas Gerais, dentre eles o MPHU. "O residente aprovado escolhe a residência naqueles locais em que se habilitou e se candidatou para a prova", explica.
Os programas terão início a partir de 01 de março de 2024. Para se inscrever, o profissional deve acessar o site: www.aremg.org.br, no menu "Processo Seletivo".
Daniela Brito