Mestrados e doutorado da Uniube são avaliados com bom desempenho pela CAPES | Acontece na Uniube

Mestrados e doutorado da Uniube são avaliados com bom desempenho pela CAPES

16 de setembro de 22

Os Programas de Pós-graduação da Uniube em  Educação,  Engenharia Química,  Odontologia e Sanidade e Produção Animal nos Trópicos, foram classificados com notas 3 e 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. A avaliação é feita a cada quatro anos e é parte do processo de permanência dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Sistema Nacional de Pós-graduação. Com as notas recebidas, os programas demonstram bom desempenho para oferta.

O Sistema de Avaliação desenvolvido pela Capes pode ser dividido em dois processos distintos que se referem à entrada e permanência dos cursos de mestrado profissional (MP), mestrado acadêmico (ME) doutorado profissional (DP) e doutorado acadêmico (DO). São avaliadas 49 áreas em um conjunto de quesitos básicos. "Os resultados da avaliação periódica de programas de pós-graduação são expressos em notas, numa escala de 1 a 7, que são atribuídas aos mestrados e doutorados após análise dos indicadores referentes ao período avaliado. Esta análise é conduzida nas comissões de área de avaliação e, posteriormente, no CTC-ES, que homologa os resultados finais. São estes resultados que fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento no período subsequente", explica o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes.

Os resultados divulgados, na última semana, são referentes à avaliação do quadriênio (2017-2020). "Conseguimos manter a nota em alguns programas e aumentar em outros, como os de Mestrado Profissional em Educação Básica e o de Mestrado Acadêmico em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos. Nossa intenção é aumentar a nota no próximo quadriênio, principalmente naqueles programas mantivemos a mesma classificação. Mas a manutenção da nota já é uma grande conquista, levando-se em conta toda a dificuldade que a pós-graduação passou e ainda está passando, incialmente devido à pandemia da covid-19, e agora devido à guerra e às eleições", complementa.

Avaliações da Uniube

Mestrado  e Doutorado Acadêmico em Educação - Nota 4

Mestrado Profissional em Educação - Uberlândia - Nota 4

Mestrado Acadêmico em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos - Nota 4

Mestrado Acadêmico em Odontologia - Nota 4

Mestrado Profissional em Engenharia Química - Nota 3

Universidade de Verdade

Manter Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu é uma exigência do Ministério da Educação para que uma instituição de ensino e pesquisa permaneça com o status de Universidade. "Ter cursos de mestrado e/ou doutorado em uma IES permite que toda a comunidade acadêmica seja beneficiada, pois nesses programas, precisamos contar com docentes altamente qualificados, todos com título de doutor, com grande produção científica e relevante inserção social, além de precisarmos manter infraestrutura física e financeira propícia para o desenvolvimentos dos projetos de pesquisa, de inovação tecnológica e de extensão. Toda a comunidade acadêmica ganha com esses programas, desde a graduação até o pós-doutorado", esclarece o Pró-Reitor.

Ainda de acordo com o Pró-Reitor, atualmente, menos de 1% da população brasileira economicamente ativa tem uma formação de mestre/doutor. "O grande diferencial dos nossos programas de pós-graduação stricto sensu, tanto nos mestrados acadêmicos quanto os profissionais, está em oferecer aos alunos uma formação inovadora, conforme as tendências do mercado de trabalho. São inúmeras as oportunidades que um mestre ou um doutor tem após o término do seu curso stricto sensu, tanto em temos econômicos quanto no aumento considerável da sua inserção no mercado de trabalho".

Programas Stricto Sensu

A Pós-graduação Stricto Sensu compreende programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências de cada uma das instituições de ensino que tiveram suas propostas aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Nos mestrados acadêmicos, que possuem duração média de dois anos, o aluno deve preparar uma dissertação, apresentando todo o estudo desenvolvido e defendendo os resultados da linha de pesquisa escolhida. Para os mestrados profissionais, pode ser apresentado como trabalho final uma tecnologia, um produto ou um processo. Já o doutorado, que tem duração de até 5 anos, prepara o aluno para atuar no campo de pesquisa em um determinado assunto e, ao concluir, é necessário que seja elaborada uma tese, geralmente propondo o estudo de um tema ainda não abordado.

Confira os programas oferecidos pela Uniube.