Médicos-veterinários da Uniube participam de missão em abrigos no Rio Grande do Sul | Acontece na Uniube

04 de julho de 24

Alice Cristina, Ananda Neves e Cláudio Yudi embarcam nesta sexta-feira, 05, e iniciam as atividades no sábado, 06

A Uniube, por meio da Universidade do Agro, está participando de uma missão de bem-estar animal em abrigos no Rio Grande do Sul. Essa contribuição voluntária envolve o responsável técnico e duas médicas-veterinárias do Hospital Veterinário da Uniube (HVU), que farão parte da equipe de assistência para os abrigos temporários de cães e gatos afetados pelas enchentes na região. A iniciativa é parte de um esforço conjunto das Universidades Federais de Minas Gerais e Paraná, do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Uniube, com o apoio do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo e do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

"Os desafios enfrentados pelos abrigos temporários são significativos, especialmente na gestão da saúde animal, devido à falta de infraestrutura adequada para isolamento, quarentena e acomodação de animais saudáveis. A prevenção de doenças e a redução do estresse são essenciais para garantir o bem-estar dos animais abrigados. A medicina de abrigos é uma área da veterinária que cuida da saúde e bem-estar dos animais que vivem em abrigos temporários ou permanentes, incluindo a prevenção e tratamento de doenças, controle populacional para evitar superlotação e garantia de boa alimentação, exercício e ambientes que promovam seu bem-estar. Além disso, envolve realizar cirurgias necessárias, avaliar a saúde física e comportamental dos animais e oferecer educação aos funcionários dos abrigos e ao público em geral sobre a importância da adoção responsável", explica o médico-veterinário e responsável técnico do HVU, Cláudio Yudi.

As atividades incluem a limpeza dos estabelecimentos, monitoração dos animais, monitoração intensiva e aferição de parâmetros, triagem, classificação de urgência e emergência, alimentação de todos os animais, microchipagem, administração de medicamentos e identificação e tratamento de doenças. "A expectativa é tratar o maior número de animais, ajudar os animais perdidos a encontrar seus tutores, aliviar e tratar a dor dos animais que estão sofrendo, salvar o maior número de vidas e promover a adoção responsável do maior número de animais possível. Esta é a primeira vez que participo de uma missão dessa natureza. Pretendo colocar em prática tudo o que aprendi na minha experiência como médica-veterinária no Hospital Veterinário da Uniube e na certificação que fiz recentemente em Cuidados Intensivos Básicos e Avançados à Vida (BLS e ALS). Essa certificação foi realizada pelo RECOVER e pela Universidade de Cornell, e é endossada pelo Colégio Norte-Americano de Emergências e Cuidados Intensivos (ACVECC) e pela Associação Norte-Americana de Medicina de Emergências e Cuidados Intensivos (VECCS)", comenta a médica-veterinária preceptora em Anestesiologia, Ananda Neves Teodoro.

Os profissionais fazem parte da equipe 4, que embarca para a cidade de Canoas nesta sexta-feira, 05, e iniciam as atividades voluntárias no sábado, 06. "Acredito que neste período será possível aprimorar minhas habilidades sociais e profissionais. Será uma experiência ímpar e irei trazer todos os ensinamentos para aplicar na minha rotina no HVU. É a primeira vez que participo de uma missão humanitária e agradeço à Instituição pela oportunidade e pela chance de me desafiar e sair da zona de conforto. Estou com grandes expectativas e espero colocar todos os meus conhecimentos técnicos em prol dessa causa tão nobre", pontua a médica-veterinária, aprimoranda em Cirurgia de Pequenos Animais do HVU, Alice Cristina Maciel Silva.

"Estamos levando nossa expertise e dedicação para ajudar a mitigar os efeitos desse desastre, garantindo que os animais recebam os cuidados necessários para sua recuperação. Esta missão humanitária é uma oportunidade de aplicar nosso conhecimento e habilidades em um contexto real de desastre, oferecendo suporte básico para animais em situações de vulnerabilidade extrema", finaliza Yudi.

Voluntários do Hospital Veterinário da Uniube (HVU):

Alice Cristina Maciel Silva - Aprimoranda de Cirurgia de Pequenos Animais

Ananda Neves Teodoro - Preceptora Anestesiologia