Medicina Uniube oferece componente específico de Medicina Esportiva a partir deste mês | Acontece na Uniube Medicina..."> Medicina...">

Medicina Uniube oferece componente específico de Medicina Esportiva a partir deste mês

12 de agosto de 22
1 / 1

Larissa Rodrigues


As aulas de Medicina Esportiva no curso de graduação em Medicina da Uniube  iniciaram no segundo semestre de 2020 em um formato de duas aulas. Agora, a partir deste semestre, por meio de uma reformulação curricular, a Uniube será uma das poucas universidades do país a ofertar um componente completo de Medicina Esportiva.


As aulas serão ministradas para os alunos do sexto período e visam mostrar ao aluno o caminho correto e ético a ser seguido após a formação médica para que possam especializar-se em Medicina Esportiva. "Esse crescimento da especialidade, ainda durante a graduação, mostra a sensibilidade dos gestores da Instituição em entender a real importância dela dentre os acadêmicos, pois até alguns anos eles terminavam o curso de Medicina  sem o real entendimento do que é a Medicina Esportiva. Muitos iniciavam a vida profissional com atendimentos nessa especialidade, porém sem ter a capacitação correta para tal", pontua o médico especialista em Ortopedia e Medicina do Esporte e professor José Martins Juliano Eustáquio.


Ainda segundo o professor, outro ponto positivo para esse novo componente é o crescimento do número de atletas e esportistas na atualidade. "Nos meus anos de atuação em Uberaba, seja através da vida profissional ou acadêmica, procuro sempre estimular o crescimento da especialidade. Em breve, estarei como presidente da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte, com sede em Belo Horizonte, e aí poderei ajudar ainda mais nesse crescimento, agora em nível Regional e Nacional", complementa.


A Medicina Esportiva está agora dentro do componente chamado Saúde e Sociedade e será trabalhada com os alunos juntamente com a área de Nutrologia. "O curso oferece para o aluno uma série de estágios com participações em ambulatórios, hospitais, unidades básicas de saúde, etc. Tudo para que ele possa ter contato com as várias especialidades dentro de uma visão do médico generalista. A partir desse contato próximo e da prática ele poderá escolher uma determinada área para seguir. Então, nosso objetivo é preparar o aluno para que possa, caso queira, fazer uma residência, ser aprovado nesse processo seletivo e tenha um bom conhecimento do que cada área da Medicina  tem para oferecer", explica o vice-diretor do curso, médico reumatologista, Felipe Prata Misiara.


O curso


A graduação em Medicina da Uniube tem o objetivo de trabalhar com o aluno uma formação geral e humanista, que dentro dos princípios da ética e bioética, intervém no processo saúde-doença, atuando com resolubilidade nos problemas prevalentes e orientando indivíduos e grupos na busca de atenção especializada. O curso possui estrutura completa para a formação de profissionais qualificados, que entrarão no mercado de trabalho com a chancela de uma Universidade de verdade.


"Possuímos um projeto sólido e estamos sempre aprimorando e reavaliando as necessidades de reformulações da educação médica, seguindo as mudanças que acontecem na área. Então, a Medicina Uniube tem a preocupação de colocar no currículo do aluno projetos e ensinos inovadores que caminham na perspectiva de uma melhor formação do egresso para um mercado que está cada vez mais exigente", destaca a diretora curso de Medicina da Uniube, médica pediatra, Daiene Elisabete Moreira Pereira.


Com o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), um dos principais hospitais de ensino da região, os graduandos adquirem ainda mais sagacidade e capacidade para a atuação no mercado de trabalho. "Temos o Mário Palmério Hospital Universitário como um diferencial na formação de nossos acadêmicos, que além de oferecer uma infraestrutura de ponta, garante a realização de estágios em todas as grandes áreas da Medicina e nos diferentes níveis de complexidade", conclui a diretora.


Apoio aos Esportes Uniube


O apoio aos esportes de alto rendimento faz parte do novo posicionamento da marca Uniube. O processo, iniciado no ano passado, coloca a Universidade na disputa do mercado nacional entre os grandes grupos educacionais do país, marcando presença em grandes eventos esportivos como: Brasileirão Série B, Campeonato Mundial de Vôlei, Liga Nacional de Futsal e apoio às atletas Duda Lisboa e Ana Patrícia, campeãs mundiais, nova dupla brasileira do vôlei de praia com vistas à disputa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.