II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e Encontro de Ex-residentes do MPHU Uniube discute espiritualidade, tecnologia e avanços na medicina
A II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e do II Encontro de Ex-Residentes do MPHU-Uniube, realizada nos dias 25 e 26 de outubro no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) reuniu alunos, professores e profissionais de saúde para discutir temas relevantes na medicina atual.
Durante a jornada, foram abordados temas como a conexão entre espiritualidade e saúde e o impacto das novas tecnologias na medicina em uma "Mesa Redonda" que enriqueceu o debate e trouxe uma visão abrangente sobre tópicos em evidência para a prática médica contemporânea.
Além das discussões, o evento também representou um momento de fortalecimento das áreas de pesquisa e extensão da Uniube, com a apresentação de treze trabalhos científicos. As pesquisas trouxeram novas perspectivas e promoveram uma troca valiosa de experiências entre os participantes.
A abertura, realizada na sexta-feira (25), foi conduzida pela coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE), Fernanda Magalhães, que destacou o valor da jornada para o desenvolvimento de estudantes, profissionais e da comunidade acadêmica como um todo. O diretor técnico do MPHU, Raelson de Lima Batista, deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou o compromisso contínuo da Sociedade Educacional Uberabense (SEU) com o avanço da saúde e da inovação. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, André Fernandes, também ressaltou a dedicação da Uniube em assegurar um ensino de excelência.
O ponto alto do evento foi a mesa-redonda, composta por profissionais renomados como o Dr. Álvaro Avezum, que discorreu sobre "Espiritualidade em Saúde", abordando a importância de aspectos como perdão e propósito para o processo de cura do paciente. Em contraponto, o Dr. Roberto Vieira Botelho apresentou o tema "Tecnologia em Saúde", discutindo dispositivos inovadores no mercado que podem auxiliar no diagnóstico médico e no avanço da medicina. O debate, moderado pelo Dr. Lineu Domingos Miziara, trouxe uma profunda reflexão sobre o futuro da educação e da prática na área da saúde.
No segundo dia, sábado (26), os trabalhos submetidos à II Jornada de Ensino foram apresentados pelos autores. Treze apresentações foram avaliadas por uma comissão julgadora formada por representantes da Uniube, Parque Tecnológico, Grupo Intersetorial de Saúde e Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão Arterial. "Todos os trabalhos foram muito elogiados pela comissão julgadora", afirmou a coordenadora do NEPE.
Ao final, três trabalhos foram premiados, reforçando o compromisso da Uniube e do MPHU com o avanço do conhecimento e a excelência acadêmica. Em primeiro lugar, houve um empate entre os trabalhos "Comparação da eficácia terapêutica do azul de metileno à do azul de toluidina na terapia fotodinâmica", de Heitor Silva Fernandes, e "Análise dos parâmetros laboratoriais de ratos Wistar machos submetidos ao teste toxicológico com extrato fitoterápico cicatrizante", de Matheus Campos Tristão. Em segundo lugar, o trabalho "Correlação entre arteriopatia e dor em pacientes submetidos a terapia fotodinâmica para tratamento de feridas diabéticas", também de Matheus Campos Tristão, recebeu a premiação. Todos os participantes foram certificados.
Para a próxima edição, Fernanda Magalhães propõe ampliar a participação dos alunos com apresentações de trabalhos em andamento, pesquisas finalizadas, relatos de caso e relatos de experiência.
Daniela Brito