HVU sedia o Encontro Regional de Protetores de Animais de Uberaba | Acontece na Uniube

HVU sedia o Encontro Regional de Protetores de Animais de Uberaba

24 de junho de 22

O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) recebeu nesta sexta-feira, 24, o Encontro Regional de Protetores de Animais de Uberaba, com a participação do deputado federal Fred Costa. A convite da vereadora Denise Max, o autor da Lei Sansão, Fred Costa, conversou com os protetores da causa e com os alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniube, explicando o processo para a criação da lei, além de compartilhar suas vivências na causa animal, falando sobre adoção, educação e castração dos animais.

Para diretor da área/serviços em saúde da Uniube, Iraci Neto, é necessário estreitar e buscar parcerias dentro do segmento da Medicina Veterinária, seja em pesquisas ou com parcerias que visam melhorar a prestação de serviços à comunidade. "É muito importante para a instituição ter essa visita, e participar de um momento de explanação do deputado junto à vereadora que defende essa causa aqui no município, e busca através do seu trabalho, esse estreitamento e relacionamento com as instituições. Temos alguns pedidos para que, através dessas possibilidades, a instituição também fortaleça o seu vínculo com instituições públicas. Estamos atentos às políticas públicas, discutindo junto ao poder público municipal, estadual e federal, e também ampliando a possibilidade dos acessos dessa prestação de serviço ou dentro da sua vocação a toda comunidade", destaca.

Para o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi, o termo de cooperação com a prefeitura é o primeiro passo para grandes avanços na causa animal. "A nossa expectativa é cada vez mais fazer essa parceria público-privada, ou seja, trazer o melhor de uma universidade como Uniube, que tem 75 anos, para auxiliar nas políticas públicas da nossa região, servindo como modelo para toda a região e até para o Estado. Nós consideramos esse termo de cooperação com a prefeitura como um modelo, porque nós estamos fazendo um atendimento integral de cães, gatos, e também grandes animais, ou seja, é uma perspectiva muito grande de ampliar outras parcerias, como já temos com a Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros, e com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Esse é um primeiro passo para que possamos fazer grandes avanços no futuro", afirma.

O HVU é campo de prática do curso de Medicina Veterinária da Uniube. Agregar parcerias amplia o leque de possibilidades no aprendizado. "O diferencial do nosso curso de Medicina Veterinária, que completa 25 anos este ano, é a quantidade de práticas que o aluno tem desde o primeiro ano até o último, em todas as áreas, em pequenos animais como cães e gatos, animais silvestres, animais exóticos e grandes animais. A região de Uberaba é reconhecida como a capital mundial do Zebu, para o nosso aluno é fundamental que ele conheça a teoria, mas também a prática, que é o diferencial dos cursos de Medicina Veterinária, e o nosso com certeza no interior de Minas Gerais é um dos pioneiros e um dos melhores do Brasil", finaliza Yudi.

Para a vereadora Denise Max, a parceria entre o deputado federal, a ONG e o HVU tem potencial. "Sem o HVU é bem difícil conseguirmos fazer um mutirão de castração, por exemplo. O hospital tem toda experiência, autorizações, e tudo que precisamos para realizarmos um mutirão. Nós trazemos o recurso, mas sem a equipe do hospital é impossível. Realmente é uma instituição séria, são amigos nossos, e é imprescindível que nós estejamos sempre juntos. Tentaremos junto ao deputado, recursos para esse convênio maravilhoso com a prefeitura, que foi uma parceria do poder público e o HVU", enaltece.