HVU encaminha tucano cego para mantenedouro de fauna silvestre | Acontece na Uniube

HVU encaminha tucano cego para mantenedouro de fauna silvestre

27 de junho de 24

A equipe do Hospital Veterinário da Uniube (HVU) encaminhou, na última sexta-feira, 21, um tucano cego, apelidado de Pedro, para um mantenedouro de fauna silvestre. O local, autorizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), está localizado a 10 km de Uberaba, MG.

"O Pedro chegou ao HVU em novembro do ano passado ainda filhote, e devido à sua deficiência visual, ele não conseguia se alimentar nem beber água sozinho. Alimentamos ele quatro vezes ao dia, e atualmente ele está bem e saudável. O tratamento no hospital foi finalizado e agora ele vai ser encaminhado para um mantenedouro de fauna silvestre, onde permanecerá até o fim da vida", conta a aluna do curso de Medicina Veterinária, Laura Fernanda.

O Mantenedouro Trindade Santa será a nova casa de Pedro. "Somos um mantenedouro de fauna silvestre, concluímos o processo este ano, e recebemos animais que não podem ser reintegrados na natureza, que vieram de apreensão ou foram domesticados e não conseguem viver em liberdade, além de animais com alguma deficiência física que seriam eutanasiados nos centros de triagem, assim como o Pedro, um tucano com deficiência visual desde o nascimento e que não pode ser solto na natureza. Todo o ambiente é monitorado para a segurança dos animais e para que possamos monitorá-los à distância. Tenho uma pessoa que mora aqui e foi treinada para o manejo desses animais, seguindo protocolos de segurança e manejo, como a desinfecção de recintos e a ordem de alimentação, para evitar contaminações. Pedro ficará separado dos outros tucanos no mantenedouro para evitar ferimentos. Esta será a nova casa dele, onde ficará até o fim da vida", explica o responsável pelo mantenedouro, João Paulo Vieira dos Santos.

Em nossas redes sociais, registramos a despedida do tucano Pedro. E logo iremos eternizá-lo em nossa história. Clique e confira a parte 1 e a parte 2.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro