Hospital Veterinário da Uniube (HVU) encaminhou, na última..."> HVU encaminha 49 animais silvestres ao CETRAS | Acontece na Uniube Hospital Veterinário da Uniube (HVU) encaminhou, na última...">

HVU encaminha 49 animais silvestres ao CETRAS

31 de janeiro de 24

O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) encaminhou, na última terça-feira, 30, 49 animais silvestres para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETRAS) em Patos de Minas. Foram enviados 17 répteis e 32 aves, todos acolhidos pelo setor de Animais Silvestres, resgatados ou entregues voluntariamente, em um esforço coordenado que envolveu a Polícia Militar Ambiental de Uberaba e o Corpo de Bombeiros Militar.

"Essa ação conjunta não só enfatiza a importância do trabalho colaborativo entre as instituições, mas também reitera a responsabilidade social compartilhada na proteção dos ecossistemas. O HVU, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), desempenha um papel fundamental por ser responsável pela Coordenação do CETRAS em Patos de Minas, para a posterior preparação dos animais para sua reintegração ao ambiente natural. A manutenção desses animais no HVU é viabilizada pelo apoio financeiro da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente das Bacias Hidrográficas dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, vinculada ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais. A parceria financeira, com o suporte da FUNEPU, assegura que os recursos necessários estejam disponíveis para a adequada assistência aos animais", pontua o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi.

Os alunos do curso de Medicina Veterinária têm a oportunidade de acompanhar de perto todo o cuidado dispensado a esses animais, o que reflete positivamente na formação acadêmica. "O envolvimento ativo dos alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniube no setor de Animais Silvestres, trabalhando lado a lado com o corpo clínico veterinário, é essencial não só para a recuperação dos animais, mas também para a formação de futuros profissionais conscientes da importância da preservação das espécies e da biodiversidade", complementa Yudi.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro