HVU comemora 23 anos de atuação nesta quinta-feira (03)
O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) completa 23 anos de atividade nesta quinta-feira, (03). Inaugurado em 2000, ele é um dos maiores hospitais da América Latina, e é referência no atendimento de pequenos e grandes animais, além de animais silvestres. Com profissionais qualificados nas mais diversas especialidades em Medicina Veterinária, é um dos mais modernos e bem equipados da região, com infraestrutura adequada e direcionada para o aprendizado prático do curso de Medicina Veterinária da Uniube.
No último ano, o HVU passou por importantes reformas para melhoria na infraestrutura. "A reforma do Setor de Imagem trouxe agilidade no atendimento e melhoria da qualidade das imagens obtidas, graças ao moderno aparelho de digitalização com tecnologia japonesa, que além de armazenar inúmeras imagens para estudos e pesquisas, é importante para o aprendizado dos alunos do Curso de Medicina Veterinária da Uniube. Outra grande alteração foi a reforma do Setor de Internação, que ganhou novas salas e ampliou a quantidade de leitos para 30, com internação exclusiva para felinos, doenças infecciosas e uma UTI que pode atender até quatro animais em situação crítica, além da ampliação da recepção de pequenos animais. Também criamos a Clínica de Vacina, que conta com vacinas para cães e gatos de altíssima qualidade. Toda a equipe foi treinada para orientar sobre quais imunizantes são indicados para cada fase da vida do pet", avalia o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi.
O HVU é uma unidade de saúde animal que compõe o Complexo de Saúde da Uniube. "Ao longo desses 23 anos, temos mostrado nossa força na formação acadêmica e prestação de serviços em saúde animal para o município de Uberaba e regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, executando projetos e parcerias diversas, que geram benefícios na vida das pessoas e dos animais. Investimos muito na melhoria dos processos assistenciais, desde a infraestrutura, com adequações físicas, contratações de profissionais, capacitações e treinamentos à implantação de protocolos e rotinas específicas, com comissões atuantes na construção dessas melhorias contínuas", ressalta o diretor de serviços em saúde da Uniube, Iraci Neto.
E o objetivo para esse ano é conquistar Acreditação do hospital, que é um método de avaliação e certificação por meio de padrões e requisitos previamente definidos. "Estamos focados em conseguir, ainda esse ano, índices para a inspeção de Acreditação do HVU, o que seria um marco para o serviço de saúde animal de Minas Gerais, sendo o primeiro Hospital Veterinário com selo de qualidade aprovado no Estado. Sempre buscando melhorias e investimentos em tecnologias, fortalecendo parcerias, para ratificar nossa posição de referência no agro, agora dentro da vertical Universidade do Agro", comenta Iraci.
Parcerias
O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) conta com várias parcerias que são reforçadas a cada ano. Com o foco na atualização e inovação constante do atendimento, esse relacionamento público-privado consolida a missão da Instituição.
"Neste ano, já recebemos 320 animais silvestres, fruto da parceria com o IEF, Polícia Ambiental e Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Os animais silvestres, na maioria das vezes, são provenientes de resgate na região do Triângulo Mineiro, por acidentes de automobilísticos, eletrocussão, mordeduras por cães são as causas mais comuns. Recebemos também animais proveniente de tráfico e sem origem comprovada. Os animais são mantidos no HVU e posteriormente encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Patos de Minas (Cetras). Já os cães das Forças de Segurança de Uberaba - 4º BPM de Uberaba, 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba, Penitenciária, Guarda Municipal e Guarda Civil Metropolitana, recebem o apoio completo no HVU por meio de atendimentos, cirurgias e internações, resultado da parceria com o Ministério Público com apoio da FUNEPU. A utilização de cães de trabalho em atividades de busca de cadáveres e pessoas perdidas, busca por drogas e armas. Para que estas atividades descritas possam ocorrer com êxito, o HVU presta serviço de excelência para prevenir doenças e tratá-las quando necessário, a fim de que estes canídeos possam estar sempre aptos para o trabalho, respeitando a qualidade de vida e bem-estar animal. Neste ano, já foram realizados 330 serviços das 90 consultas realizadas", pontua Yudi.
O diretor em serviços de saúde, Iraci Neto, reforça as atividades e ações realizadas no último ano com os parceiros. "Chama atenção o primeiro convênio público para atendimentos a saúde dos animais do município de Uberaba, com diretrizes bem definidas na organização, agendamento e regulação dos atendimentos através dos órgãos públicos competentes. Já atendemos milhares de animais, de complexidades e necessidades variadas", comenta.
O curso
O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) é o campo de prática do curso de Medicina Veterinária da Uniube, além de ser suporte para Programas de Aprimoramento Profissional (Residência), pesquisa e pós-graduação. "A formação de médico-veterinário depende diretamente de práticas que ocorrem com os animais, e isso está nas diretrizes curriculares mais modernas do curso, e é extremamente importante ter um hospital, que é o palco onde a prática e o exercício da Medicina Veterinária acontece. É extremamente importante termos um hospital que funcione em condições de mercado, onde o estudante vai vivenciar, nas aulas práticas, nos estágios e nas atividades do hospital, o que ele vai encontrar depois de formado, proporcionando a ele condições de atuar na clínica e cirurgia de pequenos e grandes animais, na patologia clínica, no diagnóstico laboratorial, na microbiologia, no diagnóstico por imagem e em outras áreas relacionadas ao HVU. Ao longo desses 25 anos de curso de Medicina Veterinária, com o HVU completando seu vigésimo terceiro ano, nós conseguimos formar mais de dois mil médicos-veterinários, que estão muito bem posicionados no mercado trabalhando no Brasil e fora, temos egressos que trabalham nos Emirados Árabes, Estados Unidos, Canadá, na Europa, e todos com muita qualidade no seu trabalho oferecido, porque conseguiram essa formação boa dentro da Universidade de Uberaba, e com consórcio entre a teoria dentro sala de aula e a prática no HVU", enaltece o diretor do curso de Medicina Veterinária da Uniube, Eustáquio Resende Bittar.
A estrutura disponível para a prática dos alunos continua sendo o diferencial do curso da Uniube. "O HVU é o maior campo de estágio dos alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniube. Os alunos têm a oportunidade de estar presente em diversas aulas práticas, desde o primeiro semestre nos diversos setores do HVU, permitindo a avaliação clínica, a cirúrgica e laboratorial de diversas espécies domésticas e silvestres, o acesso a equipamentos de modernos e o contato direto com tutores e proprietários, além do apoio de médicos-veterinários preceptores e docentes em diversas áreas do conhecimento em Medicina Veterinária. O HVU possui a experiência de mais de duas décadas de aprendizado prático, que confere a formação sólida dos alunos para um mercado cada vez mais exigente com a qualidade e o bem-estar dos animais", complementa Cláudio Yudi.
A integração da estrutura do HVU disponível aos alunos e a assistência à comunidade é o que reafirma as diretrizes da Universidade. "Implantamos a diretriz estrutural em 2021 para verticalizar e dinamizar os processos de gestão operacionais, administrativos e consequentemente, os resultados assistenciais com impacto acadêmico. Buscamos avançar na qualidade com foco no cliente, obtendo resultados bastante positivos e alcançando sustentabilidade para a formação acadêmica. Estamos avançando no projeto para a construção do novo Hospital Veterinário da Uniube, com tecnologia de construção moderna, dentro das perspectivas que o segmento, tanto do mercado de serviços quanto para a formação acadêmica requer, com dinamismo e objetividade", finaliza Iraci Neto.
Inscreva-se agora mesmo e seja um profissional desejado pelo mercado de trabalho. Acesse: Simplifica Uniube