Golpes digitais: gestor dos cursos de tecnologia da informação da Uniube explica como identificar sites falsos em entrevista à TV Integração
Docente pontua que normalmente os ataques são do tipo phishing, que utilizam mensagens com links para redirecionar o usuário a uma página fraudulenta na web
Uma reportagem da TV Integração afiliada à Globo em Uberaba, abordou o crescimento no número de golpes digitais no Brasil, operados por fraudadores que, agora, também utilizam Inteligência Artificial (IA) para causar prejuízos.
Segundo dados apurados pela equipe da emissora, mais de oito mil pessoas são vítimas de crimes virtuais no país. Ainda de acordo com números citados na reportagem, em Minas Gerais, entre 2020 e 2024, foram registradas mais de 56 mil ocorrências de estelionato virtual.
Conforme explica em entrevista o gestor dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Sistemas de Informação da Uniube, Luiz Paiva, normalmente, os ataques são do tipo phishing, um crime online que envolve o uso de mensagens com links para fazer com que a vítima acesse uma página fraudulenta e forneça dados pessoais, como e-mails e senhas.
Mas há formas simples de se proteger, como utilizar um antivírus e verificar se um site é verdadeiro ou falso. "O usuário precisa ter muito cuidado. Se ele acessar algum desses links, ele pode conferir junto ao endereço, que é chamado de URL, o cadeado que aparece e indica que o site está protegido por um certificado, que é normalmente chamado de SSL", diz Luiz Paiva.
Confira a reportagem completa aqui.
Vander Souza