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Gestora do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva da Uniube participa do Simpósio de Audiologia na Argentina

15 de dezembro de 22
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Carolina Oliveira


A gestora do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA) da Uniube, Mariana Marquez de Rezende, participou da 11ª edição do Simpósio de Audiologia Oticon e Sonic 2022. O evento aconteceu no último mês, na cidade de Mendoza, na Argentina. As duas empresas que promovem o simpósio, são parceiras da Instituição.


"Foi extremamente produtivo, fizemos uma grande mesa redonda. Nós tivemos três aulas: uma de atendimento infantil, uma de ganho de inserção microfone sonda e de teleconsulta. Eles reuniram pessoas que não tem apego às informações, foi um momento de compartilhar conhecimento, divulgar artigos, dar o mapa da mina, contando onde e o que deve ser feito. Eu voltei com muito material, uma das palestrantes nos enviou um e-book que ela fez, um guia prático para realizar a medida, é o que nós vamos fazer em bebês e crianças aqui. O objetivo deles é que a gente continue oferecendo um atendimento de qualidade para o nosso paciente. Criamos conexões com pessoas que são referências, e elas nos atendem prontamente. É muito legal participar de eventos como esse", conta a gestora do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva, Mariana Marquez de Rezende.


O sistema utilizado no SASA foi destaque durante o Simpósio. Ele foi desenvolvido pela equipe de TI da Universidade, e une todas as informações para a gestora, administrativo e para a empresa que fornece o aparelho auditivo. "O nosso sistema, quando eu explico como ele funciona, as pessoas falam: mas não é possível que isso exista. Como funciona o nosso processo: recebemos os aparelhos e eles ficam aqui para testes com uma nota provisória. Quando o profissional faz o teste e seleciona aquele aparelho para o paciente, na hora que o número de série do paciente é lançado, o sistema gera um e-mail que vem para mim, para o administrativo e para empresa desse aparelho. Eles recebem a solicitação de nota definitiva para este aparelho que estava com a nota de consignação, informando o dia que foi aplicado no paciente e em qual orelha foi instalado. A empresa envia a nota definitiva desse aparelho, e me manda um par desse modelo para substituir o que foi usado. É uma logística fantástica, e é uma tecnologia desenvolvida pela Uniube. isso é maravilhoso. Esse sistema é mérito do nosso TI", pontua Mariana.


Uma das aulas do Simpósio foi sobre teleconsulta. Trazer esse serviço para a Uniube é um objetivo da gestora. "Vamos começar a fazer a teleconsulta no ano em 2023. Bauru ganhou um prêmio no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, e nos passaram todo o processo durante o Simpósio. Vamos fazer um treinamento, preciso de um computador com uma câmera, e vamos atender esse paciente a distância. Lembrando que o nosso atendimento é para 27 municípios, que engloba a micro de Araxá, Frutal, Iturama e Uberaba. Vamos agendar esse paciente e tentar resolver o problema dele(a), que pode ser a troca de uma mangueirinha, ou, às vezes, não está sabendo colocar a pilha. O processo é simples: enviamos um questionário para o paciente responder antes de entrarmos na consulta online, ele responde e nos envia por e-mail, com isso já teremos uma ideia do caso, e otimizamos o tempo e conseguimos direcionar o que vamos fazer. Os aparelhos que trabalhamos aqui tem aplicativo, então, com o paciente ao lado do aplicativo e o profissional pelo computador, consegue regular esse aparelho à distância", comenta a gestora.


Alguns pacientes não têm acesso à internet ou não tem Wi-Fi em casa, mas isso não impedirá que a teleconsulta seja realizada. "Vamos começar a selecionar esses pacientes para ofertar esse atendimento, e no momento que aprendermos e tivermos o know-how, poderemos encaminhá-los para a fonoaudióloga na Secretaria de Saúde, fazemos a consulta com a fono à distância e ele não tem se que deslocar para Uberaba. Em casos mais específicos, como fazer um molde, trocar o aparelho ou um ajuste mais delicado, aí o paciente tem que vir aqui. E isso é uma coisa que temos que investir muito, a pandemia trouxe uma realidade e temos que vivenciá-la agora", finaliza.