SERVIÇO DE ATENÇÃO À SAÚDE AUDITIVA - SASA

O Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA) da UNIUBE é um serviço que oferece atendimento à população via credenciamento do Ministério da Saúde. Os serviços prestados estão contidos em contrato junto à Secretaria Municipal de Saúde do município de Uberaba, funciona 100% com verba do SUS e atende pacientes dos 27 municípios da Macrorregião Triângulo Sul.

No SASA são realizados avaliação, diagnóstico, adaptação de aparelhos auditivos, reabilitação auditiva e acompanhamento dos usuários a fim de diminuir o atraso na aquisição da linguagem, no caso de crianças, e amenizar a dificuldade de comunicação em adultos e idosos.

Como centro de diagnóstico e reabilitação em saúde auditiva, conta com uma equipe qualificada e devidamente capacitada composta por médico otorrinolaringologista, fonoaudiólogos, psicólogos, assistente social e administrativo. Além de ser campo de prática para a Residência Multiprofissional em Saúde, formando profissionais capacitados para atuação no SUS nas áreas de fonoaudiologia e psicologia.

A oferta contínua de atendimento multiprofissional à população na área da saúde auditiva possibilita de forma integral a inserção do indivíduo no convívio familiar e profissional, possibilitando qualidade de vida a estas pessoas.

 

História

  •   A PORTARIA Nº 2.073, DE 28 DE SETEMBRO DE 2004, do Ministério da Saúde, instituiu a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva, que foi implantada de forma articulada entre o Ministério da Saúde, as Secretarias de Estado de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde.
  •  O credenciamento da UNIUBE se deu pela Portaria no.296, de 02 de setembro de 2009, em média complexidade e, posteriormente, pela portaria n. 844, de 17 de maio de 2019, como serviço de alta complexidade, atendendo pacientes dos 27 municípios da Macrorregião Triângulo Sul.

 

MISSÃO

  •   Oferecer um atendimento humanizado de qualidade, com respeito, ética e domínio técnico, transmitindo confiança e credibilidade aos usuários.

VISÃO

  •   Ser reconhecido como Serviço de Saúde Auditiva inovador e de excelência no Triângulo Mineiro.

VALORES

  •   Trabalho interdisciplinar e humanizado; Ética; Inovação; Conhecimento; Credibilidade; Criatividade; Responsabilidade Social; Sustentabilidade; Transparência nas suas relações com os pacientes, alunos, colaboradores e parceiros.

 

Perfil Organizacional e de Atendimento

  •   Filantrópico.
  •   Mantido pela Sociedade Educacional Uberabense.
  •   Serviços exclusivamente SUS.
  •   Atendimentos em parcerias com órgãos públicos.
  •   Média e alta complexidade.

 

Atendimentos realizados SASA

  •   São realizados procedimentos de avaliação otorrinolaringológica, psicológica, perfil social, audiológica, seleção e adaptação de aparelho auditivo, acompanhamento pós- adaptação e terapia de linguagem
  •  Em 11 anos de atividades, já realizou aproximadamente 67.000 atendimentos contemplando em torno de 8.500 usuários, desde o acolhimento, o diagnóstico, a adaptação de aparelhos auditivos até a  reabilitação da comunicação.
  •  Foram adaptados cerca de 15.000 aparelhos auditivos e 69 sistemas FM, assim direcionados por microrregião:

quadro

 Formação de Profissionais

 

O SASA é cenário de prática da Residência Multiprofissional em Saúde nas áreas de psicologia e fonoaudiologiae dos Cursos de Psicologia e Medicina.

 Desta forma, participa da formação de profissionais capacitados para atuação no SUS e preparados para atender os usuários de forma ética, humanizada e integral.