Fonoaudiologia e Biomedicina Semipresencial da Uniube Uberlândia realizam aula prática com tecidos bovinos | Acontece na Uniube

09 de setembro de 24

Os alunos dos cursos de Fonoaudiologia e Biomedicina Semipresencial da Uniube Uberlândia, participaram, recentemente, de uma aula prática sobre "Análise da Largura de Banda em Tecidos Bovinos Usando Ondas Ultrassônicas e Arduino", orientados pelo professor Renato Coutinho. O objetivo da atividade foi visualizar a onda mecânica refletida no osciloscópio.

De acordo com o docente, essa experiência foi significativa, pois permitiu que os acadêmicos observassem na prática os princípios básicos de funcionamento de um ultrassom aplicado à fisiologia dos tecidos biológicos. "O equipamento foi desenvolvido dentro da instituição por mim e pelo professor Júlio Almeida. Na prática, o fígado (tecido mais homogêneo) teve o perfil da onda mecânica mantido, enquanto no pulmão (tecido aerado) a onda teve maior absorção, com uma largura de banda mais estreita", explica o professor.

Para a aluna de Fonoaudiologia, Jane Nogueira, a aula foi rica em conteúdo, instrução e informação. "Logo no primeiro contato, o professor encaminhou a turma para visualizar as frequências sonoras por meio do Tubo de Rubens, em que a mudança da frequência em Hz emitida pela fonte sonora, se alteraram. Ele explicou também de forma detalhada alguns exames que podem ser realizados a partir da frequência sonora, como, por exemplo, audiometria, ultrassom, etc", conclui a estudante.

Pâmela Rita