Equipe do HVU participa do XXVI Congresso ABRAVAS | Acontece na Uniube

Equipe do HVU participa do XXVI Congresso ABRAVAS

24 de outubro de 24

Dois alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Agro | Uniube, Gustavo de Oliveira e Gabryele Simone Moura, acompanhados da médica-veterinária e residente em Medicina de Animais Selvagens no Hospital Veterinário da Uniube, Lara Bernardes Bizinoto, participaram do maior congresso de animais selvagens do Brasil, o XXVI Congresso ABRAVAS. O evento, realizado entre os dias 14 e 17 de outubro em São Bernardo do Campo, contou com a apresentação de um caso do HVU envolvendo uma onça resgatada e submetida a uma cirurgia de fratura de fêmur. Relembre o caso.

"Resgatamos essa onça entre as cidades de Ibiá e São Gotardo, em fevereiro deste ano. Ela apresentava uma fratura de fêmur após ser atropelada. Trouxemos o animal ao hospital, onde realizamos a osteossíntese do fêmur utilizando a técnica plate-rod, associada ao uso de biovidro 60s, um biomaterial que acelera a consolidação óssea. A cirurgia foi um sucesso, e o animal foi encaminhado ao CETRAS de Patos de Minas. Posteriormente, seguiu para o zoológico de Belo Horizonte, onde foi reabilitado e solto com rádio-colar, após 79 dias do procedimento cirúrgico. E esse caso de sucesso se tornou um trabalho que apresentamos no XXVI Congresso ABRAVAS", explica Lara Bernardes Bizinoto, médica-veterinária e residente em Medicina de Animais Selvagens no HVU.

Para Lara, a participação no congresso foi uma experiência enriquecedora. "Tivemos a oportunidade de conhecer estudantes e profissionais de várias regiões, o que proporcionou uma troca de conhecimentos muito valiosa. Os minicursos e palestras foram extremamente instrutivos, nos permitindo ampliar nossa visão e adquirir novas habilidades. A atualização constante é essencial para prestarmos o melhor atendimento aos nossos pacientes, e esse evento nos proporcionou exatamente isso: mais ferramentas e conhecimentos para oferecer um cuidado de excelência", comemora.

Segundo Gustavo de Oliveira Gomes, aluno do 8º período, o evento foi uma experiência incrível. "O congresso reúne profissionais e estudantes do Brasil e convidados internacionais, todos com uma paixão em comum. Tivemos contato com vários tópicos importantes, muitos dos quais podem ser aplicados na rotina do hospital. Eventos como este são fundamentais para divulgar técnicas e conhecimentos que, por diversos fatores, nem sempre são de fácil acesso. Amo a área de animais silvestres e estou constantemente em contato com ela. Sem dúvidas, essa participação agregou muito à minha formação, proporcionando muito aprendizado e networking, além de permitir que apresentássemos um relato de sucesso do HVU", avalia.

Gabryele Simone Moura, aluna do 4º período, participou de seu primeiro congresso e também compartilhou sua experiência. "Me sinto muito privilegiada por ter tido minha primeira participação em um congresso neste evento. Foi uma experiência incrível, um ambiente acolhedor onde todos, independentemente do nível acadêmico, estão dispostos a compartilhar conhecimento. É um local que abre muitas portas, com palestras enriquecedoras e muito aprendizado. A área de silvestres ainda não é muito grande em Uberaba, mas tive a sorte de escolher uma universidade que me proporciona esse contato direto com animais selvagens. Descobri que é isso que quero fazer pelo resto da minha vida", conclui.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro