Curso de Farmácia realiza III Seminário de Fitoterapia e Plantas Medicinais em Uberaba | Acontece na Uniube

28 de maio de 24

O III Seminário de Fitoterapia e Plantas Medicinais reuniu, na última semana, alunos do curso de Farmácia, farmacêuticos, professores e pesquisadores da área botânica no Campus Aeroporto, em Uberaba. O evento tem como objetivo oferecer uma formação diferenciada aos discentes, contribuindo para a atualização profissional dos futuros farmacêuticos, bem como atualizar as tendências da área junto aos profissionais e pesquisadores.

O evento deste ano teve como convidado o farmacêutico e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Dr. Jackson Roberto Guedes Silva Almeida. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame), ele abordou, durante uma palestra envolvente, o estudo químico e farmacológico de plantas medicinais, desde a planta até o medicamento.

"Para o estudo, pude resgatar o encantamento e fascínio dos alunos pelas plantas medicinais e pelos produtos naturais que são muito utilizados no tratamento de patologias e na elaboração de medicamentos fitoterápicos", explicou Dr. Jackson.

Durante o seminário, o convidado detalhou as etapas farmacológicas, desde a coleta do material vegetal, identificação botânica, critérios de seleção, até os métodos clássicos e modernos para o estudo das plantas medicinais. Ele também apresentou estudos desenvolvidos com uma espécie de passiflora (maracujá).

"Esta é uma planta comercializada na forma de alimento e promissora para a elaboração de produtos fotoprotetores e suplementos alimentares. Através da palestra, os alunos evidenciaram as diversas etapas na elaboração de um medicamento fitoterápico e a importância de diferentes áreas da Farmácia para a obtenção de um produto de qualidade, com segurança e eficácia", destacou a coordenadora do seminário, bióloga e professora da Farmácia, Tatiana Reis.

Experiência para os alunos

Não há dúvidas de que o Seminário de Fitoterapia e Plantas Medicinais é um sucesso no curso de Farmácia e chega à sua terceira edição com a participação de muitos alunos, desde os primeiros até os últimos períodos. Para a professora Tatiana Reis, essa é uma oportunidade enriquecedora para os alunos, permitindo que vejam a abrangência da área farmacêutica, que vai além dos medicamentos químicos.

"Eu, como aluno do curso de Farmácia, me senti deslumbrado com o trabalho do professor Dr. Jackson. Ele nos citou durante toda a sua apresentação e contextualizou a importância do farmacêutico em todas as fases de desenvolvimento dos medicamentos, além de explicar as diversas técnicas utilizadas na pesquisa e desenvolvimento dos medicamentos e correlatos", compartilhou Antônio Carlos Martins Borges, aluno do 8º período de Farmácia.

Maria Luíza Borges, também aluna do 8º período do curso, afirmou que a palestra realizada durante o seminário ampliou seus horizontes profissionais. "Essa palestra foi muito importante para ampliar nossos horizontes em relação à farmacognosia. Conseguimos visualizar, na prática, o que a disciplina traz e isso desperta nosso interesse. Além disso, é muito gratificante poder conhecer um pouco mais sobre a área de pesquisa e suas possibilidades", contou.