Curso de Farmácia promove IV Seminário de Fitoterapia e Plantas Medicinais para alunos e comunidade | Acontece na Uniube

20 de agosto de 24

O curso de Farmácia da Uniube, promoveu, na última semana, o IV Seminário de Fitoterapia e Plantas Medicinais. O evento foi realizado no anfiteatro 2D56 e teve o objetivo de oferecer uma formação diferenciada aos alunos e contribuir para a atualização das tendências da área junto a profissionais, pesquisadores e à comunidade.

Nessa edição, o egresso Diogo Faria Cobo foi convidado para palestrar sobre "Cannabis medicinal: sistema endocanabinóide e controle de qualidade" e destacou a importância da disseminação do conhecimento da planta medicinal. "Agradeço a oportunidade de participar do evento, pois vejo a chance de divulgar esse trabalho para farmacêuticos e outros profissionais de saúde. Além disso, é importante quebrar as barreiras do preconceito para que mais pessoas possam ser ajudadas com o uso da cannabis", pontua.

A professora, Tatiana Reis Vieira afirma que, no quesito acadêmico, o seminário consolida o ensino por meio de experiências profissionais com medicamentos fitoterápicos. "A fitoterapia é um tratamento que completa a medicina tradicional, na prevenção de doenças e na qualidade de vida. As plantas medicinais são trabalhadas nas práticas integrativas e complementares em saúde, ofertadas no Sistema Único de Saúde (SUS), além de serem um diferencial na formação dos futuros farmacêuticos e na orientação dos pacientes".

A estudante do 6° período de farmácia, Jakeline Araújo, complementa a docente ao ressaltar a relevância desse tema para a sociedade. "Gostei muito da palestra, pois, na minha opinião, o uso responsável e regulamentado da cannabis pode sim gerar avanços significativos para a saúde. É fundamental que continuemos a produzir pesquisas e discussões para que os benefícios sejam acessíveis e utilizados por todos de forma segura", finaliza.

Pâmela Rita