Clínica de Fisioterapia da Uniube comemora 22 anos de atuação. Iniciou..."> Clínica de Fisioterapia da Uniube completa 22 anos de atividades | Acontece na Uniube Clínica de Fisioterapia da Uniube comemora 22 anos de atuação. Iniciou...">

Clínica de Fisioterapia da Uniube completa 22 anos de atividades

30 de agosto de 22

Carolina Oliveira

A Clínica de Fisioterapia da Uniube comemora 22 anos de atuação. Iniciou suas atividades em agosto de 2000, sendo campo de prática dos alunos do curso de Fisioterapia. Em 2003, foram inseridas as Atividades Práticas Assistidas, onde o aluno tem contato direto com os campos de estágio desde o primeiro período, com graus de complexidade crescente nas diferentes áreas da fisioterapia, equipada para o atendimento nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, Esportiva, Neurologia, Pediatria, Cardiologia, Pneumologia, Geriatria, Uroginecologia e Obstetrícia.

Para o gestor do curso de Fisioterapia da Uniube, André Jeronimo, a evolução nesse período é surpreendente. "Me sinto honrado de estar aqui comemorando os 22 anos da clínica de Fisioterapia. Em 01 de agosto de 2000, nós iniciamos as atividades com a primeira turma do 9° período. Tivemos uma evolução fantástica no decorrer de todos esses anos, tanto no espaço físico da clínica, como na modernização, para termos uma clínica mais dinâmica e com equipamentos modernos, que fomos adquirindo no decorrer dos anos. Hoje temos uma clínica escola e não só isso, uma clínica de referência no atendimento de todas as áreas de atuação da Fisioterapia. Fico realmente muito contente de ver toda essa evolução, tanto no curso, com a grade curricular e a parte de estágio, além da interação com toda a equipe. Eu parabenizo a Universidade pelo suporte, e todos os professores que nos deram total apoio para que pudéssemos conseguir o êxito, afinal, sem a equipe não conseguiríamos", comemora.

O contato com a rotina da clínica proporciona ao aluno uma vivência diferenciada para a sua formação acadêmica. "Se eu pudesse definir o que é a Fisioterapia, eu diria que é vida, movimento, mas também, a partir do momento que vivemos essa pandemia, eu traria a palavra recomeçar. Enquanto os alunos começam o curso nos primeiros anos com uma teoria que é muito maçante, muito concreta, quando eles chegam aqui na clínica, eles têm a oportunidade de transformar a teoria em vida, em movimento, e fazer com que as pessoas consigam recomeçar a partir daquilo que veio como um obstáculo para elas. Eu só tenho a dizer parabéns por esses 22 anos da clínica, onde conseguimos evoluir, trazer renovação e atualização para os alunos, para que possam estar aptos a fazerem um bom trabalho amanhã lá fora na sua vida profissional", avalia a coordenadora do serviço de Fisioterapia, Sandra Cristina Romano Marquez Reis.

O professor Luiz Fernando de Faria, egresso do curso de Fisioterapia, atua na instituição há 17 anos e relata algumas das áreas de atuação que a clínica proporciona aos alunos e à comunidade. "Faço parte há um bom tempo dessa trajetória de excelentes serviços prestados a comunidade de Uberaba e região nas áreas que a clínica atende. Fico muito feliz pelo aniversário de 22 anos da clínica, onde atendemos áreas de Fisioterapia aplicada a Ortopedia, Traumatologia, Desportiva, Neurologia Adulto, Ginecologia e Obstetrícia, Neuropediátrica e a Reabilitação Cardiovascular. Essas são algumas áreas que atendemos e fico imensamente feliz por isso. Parabéns, Clínica de Fisioterapia, pelos seus 22 anos de trajetória".

Para Ana Carolina Otoni, egressa do curso de Fisioterapia, voltar à instituição como preceptora é gratificante. "Sou egressa da Universidade, me formei em 2015 e para mim é um prazer retornar a Uniube, aquele ditado cai bem, "O bom filho a casa torna".  Trabalhar com os professores que atuavam na época da minha graduação, que eu admirava e seguia como exemplo, acho que isso acrescenta muito, tanto pessoalmente como profissionalmente. A clínica de Fisioterapia tem me proporcionado muito aprendizado nesse convívio com os alunos e com os conteúdos. Para mim, é uma forte emoção estar falando aqui e principalmente fazer parte da instituição. Gostaria de parabenizar pelos 22 anos do curso de Fisioterapia da Universidade de Uberaba", exalta.

A preceptora Karla Marina também é egressa da Uniube, e reforça como a prática realizada na clínica foi essencial para sua atuação como fisioterapeuta. "A clínica de Fisioterapia tem um cenário muito afetivo e sentimental para mim. Me formei aqui, e retornar como profissional foi uma grande alegria, estar ao lado dos meus ex-professores, pessoas que eu admirava muito e agora trabalho ao lado deles. É uma honra muito grande estar aqui conduzindo esses alunos para sua vida profissional, não tem preço. Eu saí muito bem preparada daqui, na minha caminhada como fisioterapeuta tive algumas facilidades por ter tido essa prática tão importante para nós, e agora eu faço o papel inverso, de inserir esses alunos no mercado de trabalho. Parabéns à clínica de Fisioterapia pelos 22 anos, uma clínica sensacional, com uma infraestrutura muito adequada para a reabilitação, é muita alegria fazer parte desse momento", enaltece.

O Curso

O curso de Fisioterapia da Uniube tem o objetivo de formar alunos para uma trajetória profissional ética e comprometida com os interesses individuais e sociais. É uma carreira com amplas áreas de atuação, com foco no desenvolvimento da qualidade de vida.

Quem opta por realizar a graduação em Fisioterapia desenvolve as competências necessárias para atuar na atenção à saúde, realizar ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação individual ou coletiva, além de buscar trazer soluções com rapidez para os pacientes.