Alunos do curso de Pedagogia da Uniube assistem palestra sobre direitos de povos indígenas e tradicionais
Diretora do curso de Direito da Uniube, Andréa Queiroz Fabri, foi a palestrante do encontro que aconteceu no Anfiteatro D56
Na noite da última terça-feira (16), os alunos do curso de Pedagogia da Uniube assistiram uma palestra no Anfiteatro 2D56 sobre os direitos de povos indígenas e tradicionais. A palestrante foi a diretora do curso de Direito da Universidade, Andréa Queiroz Fabri.
Durante a palestra, os alunos acompanharam explicações conceituais sobre o tema abordado a partir da ótica jurídica, com a especificação de artigos, leis e instituições destinadas à preservação dos direitos das populações indígena e tradicional.
Convidada para ministrar a palestra, Fabri pontua que os povos indígenas e tradicionais são tutelados pelo ordenamento jurídico pátrio e por tratados internacionais de direitos humanos. E salienta que a necessidade de inclusão se faz presente num mundo que, por muitos anos, foi marcado pela visão do colonizador, que escreveu a história pela perspectiva ocidental, desconsiderando a diversidade como parte da civilização.
"O tema de ontem, apesar de tratar especificamente desses povos que, no caso brasileiro, fazem parte da nossa formação como povo, e aí é imprescindível citar Darcy Ribeiro, invoca outras comunidades que, em cada país, são tidas como tradicionais e originárias, o que nos leva a novos questionamentos, como xenofobia, racismo e qualquer outra forma de exclusão do outro como sujeito de direitos", diz.
Para a aluna do 4º período do curso de Pedagogia da Uniube, Nathália Karolinny Amancio, estar na palestra foi uma experiência enriquecedora e uma oportunidade para perceber como os direitos dos povos indígenas e tradicionais vão além, com a preservação da cultura, língua, identidade e o modo de vida dessas pessoas.
"A fala da professora doutora Andréa Fabri trouxe uma visão mais humana e crítica sobre os desafios enfrentados diariamente, como a luta contra o preconceito, as ameaças ao meio ambiente e a necessidade de políticas públicas eficazes. Saí da palestra com uma consciência maior de que a valorização dos povos originários é fundamental não apenas para eles, mas para toda a sociedade, pois nos ensinam muito sobre respeito, coletividade e sustentabilidade."
Vanessa Machado de Jesus, acadêmica do 2º período de Pedagogia, diz que a palestra ajudou a compreender de forma clara a multiplicidade dos povos indígenas e tradicionais e que os avanços jurídicos conquistados ao longo do tempo são resultado de muitas lutas.
"Achei importante falar sobre esse tema porque muitas vezes a sociedade ignora ou desvaloriza esses povos, quando na verdade eles têm um papel fundamental na preservação da cultura, da memória e também do meio ambiente. O que mais me marcou foi entender que eles têm garantias constitucionais, como o direito às suas terras, à preservação de seus costumes e a participar de decisões que os afetam."
A gestora do curso de Pedagogia da Uniube, Lúcia Helena Junqueira, reforça que a realização da palestra teve o intuito de abordar a importância dos povos indígenas e tradicionais e promover a conscientização sobre os direitos desses grupos enquanto cidadãos.
"É fundamental para reconhecer sua contribuição histórica e cultural, valorizar a diversidade, combater preconceitos e fortalecer o respeito aos direitos humanos. Além disso, promove a compreensão da importância da preservação ambiental e da justiça social, formando cidadãos críticos, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa, plural e inclusiva", conclui Lúcia Helena Junqueira.
Vander Souza
Curso(s) relacionado(s) à noticia:
-
Direito
Noturno    
Matutino    
10 semestres
Negócios, Administração e Direito
Bacharelado
Direito
Detalhes do curso
-
Pedagogia
8 semestres
Educação
Licenciatura
Pedagogia
Detalhes do curso
Ops... Seus filtros não se encaixam em nenhum resultado!
Tente novamente com outros valores.