Alunos do Agronegócio e Medicina Veterinária visitam fazenda Vale do Rio Grande | Acontece na Uniube

Alunos do Agronegócio e Medicina Veterinária visitam fazenda Vale do Rio Grande

05 de julho de 24

No último sábado, 30, os alunos dos cursos de Gestão do Agronegócio e Medicina Veterinária da Universidade do Agro realizaram uma aula prática da disciplina de bovinocultura na fazenda Vale do Rio Grande. Cerca de 45 alunos acompanharam o processo de confinamento de gado de corte, com foco na recria e engorda, sob a supervisão do professor responsável pela disciplina, Maurício Scoton.

"O tema da aula foi confinamento, recria e engorda na fazenda Vale do Rio Grande. A fazenda conta com cerca de 3 mil animais com estrutura de confinamento. Os alunos puderam acompanhar o protocolo sanitário de entrada dos animais no confinamento, incluindo vacinação, vermifugação, bem-estar animal, identificação e controle, além da gestão de indicadores econômicos e zootécnicos. Eles também observaram o manejo alimentar dos animais no curral, analisando as rações, ingredientes utilizados, monitoramento do consumo dos animais, avaliação de fezes e desempenho dos animais", explica o professor da Universidade do Agro, Maurício Scoton.

A visita marcou o encerramento do semestre dos alunos da disciplina de bovinocultura, comum entre os cursos de Gestão do Agronegócio e Medicina Veterinária. "Conseguimos ver todo o processo dos manejos diários com o gado de corte no confinamento, e achei a visita de grande valia. Agregou bastante ao meu conhecimento teórico obtido nas aulas com o professor Maurício durante todo o semestre, e foi muito bom poder ver tudo que ele falou na prática. Acredito que essas experiências agregam a todo profissional da área, afinal, um médico-veterinário que tem só a parte teórica não tem nada. É muito importante a parte prática, e é lá que realmente aprendemos. Algumas pessoas dizem não gostar tanto da área, mas quando vivenciam na prática, se interessam, pois é um mundo totalmente diferente do da teoria", comenta a aluna do 3° período do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Agro, Ana Julia Silva Mendonça.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro