Alunos de Medicina Veterinária participam do Dia D de Vacinação Antirrábica | Acontece na Uniube

Alunos de Medicina Veterinária participam do Dia D de Vacinação Antirrábica

12 de agosto de 24

Os alunos do curso de Medicina Veterinária e integrantes do Grupo de Estudos de Animais de Pequeno Porte (GEAPP) da Universidade do Agro | Uniube participaram, no último sábado (10), do Dia D de Vacinação Antirrábica, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação aconteceu na sede da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) em Uberaba, e ao longo do dia foram vacinados 485 cães e 55 gatos.

"A Uniube tem um papel social muito importante, e o curso de Medicina Veterinária dá o exemplo de um programa de extensão veterinária junto ao grupo de estudos auxiliando a população na vacinação antirrábica, além do trabalho de educação sobre bem-estar e tutoria responsável. Além disso, eles estão aprendendo, tendo contato com tutores e vários tipos de cães e gatos, e isso, na prática, é muito importante. Mais uma vez a Universidade sai na frente com um curso que aprimora na teoria e também na prática", destaca Yudi.

Sob a supervisão do médico-veterinário, professor Cláudio Yudi, os alunos ofereceram orientações sobre a guarda responsável de cães e gatos, além de realizarem avaliações clínicas gratuitas. "Participar da campanha de vacinação é sempre muito enriquecedor para o nosso aprendizado. Temos contato com diversos públicos, o que nos proporciona a prática de lidar com cada tipo de tutor. A avaliação clínica também é muito útil para treinarmos a ausculta e a avaliação geral, sendo fundamental para que tenhamos uma bagagem de conteúdo para o nosso futuro. Sobre a vacinação, essas campanhas são muito importantes, afinal, a raiva é uma zoonose muito grave que não tem cura, e animais com raiva podem transmitir a doença para seres humanos. O controle no Brasil é muito bom, mas essas campanhas precisam acontecer para que as estatísticas de animais com raiva se mantenham baixas", explica a aluna do 6° período de Medicina Veterinária da Universidade do Agro | Uniube, Kamilla Tayar.

Em Uberaba, a campanha de vacinação antirrábica começou no dia 02 de julho e segue até 14 de agosto.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro