Alunos de Medicina participam de integração no MPHU | Acontece na Uniube

Alunos de Medicina participam de integração no MPHU

31 de julho de 24

Com o início do semestre acadêmico, alunos do quinto período de Medicina foram recepcionados na tarde de terça-feira (30), no Mário Palmério Hospital Universitário. O evento, promovido pela coordenação do curso, teve como objetivo marcar o novo ciclo de aprendizado, com treinamento e orientações das práticas administrativas e hospitalares.

A abertura foi feita pela coordenadora do curso de Medicina, a médica Fabiana Prado dos Santos Nogueira, que deu boas-vindas ao grupo, destacando que os alunos terão o ensino voltado para o ambiente hospitalar, com contato direto com os pacientes, acompanhando consultas e procedimentos.

A recepção também contou com informações sobre o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), além de explicações gerais a respeito do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE) do MPHU.

Por fim, os universitários assistiram à aula introdutória de Semiologia Médica, ministrada pelo médico Anderson Marcos Pagani. A disciplina representa a ponte entre os ciclos básico e profissionalizante do curso, promovendo o raciocínio clínico que irá conduzir os futuros médicos ao diagnóstico e ao estabelecimento da boa relação médico-paciente. "Nessa disciplina, eles aprendem a dialogar e examinar os pacientes. Em nossas aulas, os alunos vão aprender técnicas que vão utilizar durante toda a vida profissional", explica o médico.

De acordo com ele, o evento foi um grande momento de acolhimento. "Além de recepcioná-los, nossos estudantes passaram por treinamentos prévios já que estão começando um outro semestre e também um outro ciclo. Eles saíram do básico e estão entrando no intermediário, com foco na vivência hospitalar", avalia Pagani.

Ao todo, setenta e dois universitários de Medicina participaram da integração. Além do MPHU, os futuros médicos também terão aulas em outras unidades hospitalares, assim como em unidades assistenciais de saúde gerenciadas pela Sociedade Educacional Uberabense (SEU).

Daniela Brito