Alunos de Especialização em Segurança do Trabalho participam de aula prática | Acontece na Uniube

Alunos de Especialização em Segurança do Trabalho participam de aula prática

13 de agosto de 19

Os alunos do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho participaram de uma aula prática de Bloqueio de Energias Perigosas. A aula faz parte de um dos conteúdos desenvolvidos na disciplina de Gerência de Riscos, ministrada pelo professor Francisco de Assis e tem o objetivo de orientar o aluno a aplicar dispositivos que impeçam os acidentes de trabalho.

Durante a prática, os alunos aprenderam mais sobre a aplicação dos dispositivos que impedem o acionamento de sistemas elétricos e de válvulas em outras formas de energia, seja química, mecânica, entre outras. “A importância dessas aulas consiste em que o aluno reconheça os equipamentos utilizados, saiba especificar e treinar equipes de trabalho. Assim, o aluno sairá habilitado para implantar na totalidade o Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), mundialmente conhecido”, pontua o professor Francisco.

Para o pós-graduando, Diógenes Lacerda, a aula é extremamente necessária para a formação profissional dos alunos. “Antes da aula, eu acreditava que ela contemplava apenas energia elétrica e fiquei surpreso ao saber que a técnica aborda todos os tipos de energia”, conta.

Diógenes é funcionário de uma empresa que prioriza a segurança nas atividades realizadas, e se mostra satisfeito com os métodos oferecidos pelo curso. “Apesar de ser uma especialização, o curso oferece a possibilidade de fazer perícia judicial ao ofertar outro tipo de engenharia”, finaliza.

A especialização

A especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho propicia aos profissionais das áreas de Engenharia e Arquitetura conhecimentos para atuarem nos sistemas produtivos, por meio do desenvolvimento de projetos e pesquisas aplicadas à área de Higiene e Segurança do Trabalho. Também propicia o gerenciamento dos sistemas de proteção contra riscos de acidentes e doenças do trabalho, visando à preservação da vida e do meio ambiente.

A pós-graduação da Uniube está com inscrições abertas. Os interessados podem se inscrever pelo link: