Alunos da Uniube apresentam trabalhos de iniciação científica no XVIII Encontro de Física do ITA Manuel Malheiro | Acontece na Uniube

Alunos da Uniube apresentam trabalhos de iniciação científica no XVIII Encontro de Física do ITA Manuel Malheiro

17 de julho de 25
1 / 8
2 / 8
3 / 8
4 / 8
5 / 8
6 / 8
7 / 8
8 / 8

Evento anual de caráter formativo reuniu estudantes, professores e pesquisadores entre os dias 14 e 17 de julho 


Os alunos da Uniube, Guilherme Soares Ribeiro e Vithor Humberto Santos Spirandeli, que cursam presencialmente Engenharia de Controle e Automação, e Gustavo França, acadêmico do curso EAD de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentaram nesta terça-feira (16) trabalhos de iniciação científica no XVIII Encontro de Física do ITA Manuel Malheiro.


Com o tema "Ciência e Tecnologias Quânticas", o encontro aconteceu entre os dias 14 e 17 de julho, em São José dos Campos (SP). Os alunos foram acompanhados pelo professor Welington Mrad Joaquim, responsável por orientá-los durante a elaboração dos três trabalhos apresentados, que foram desenvolvidos por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (PROPEPE) da Uniube.


Além de serem selecionados para apresentar as produções acadêmicas, os alunos, conforme o professor explica, assistiram palestras ministradas por profissionais de diferentes áreas da Física e participaram de minicursos. Ainda de acordo com Wellington, os acadêmicos estiveram em visitas técnicas realizadas no CEI - Centro Espacial ITA e no Centro de Competência em Manufatura (CCM).


Guilherme conta que nunca pensou na possibilidade de ter um trabalho apresentado em um evento dessa magnitude e celebra a possibilidade de poder mostrar o que desenvolveu. "É uma grande oportunidade apresentar e participar", diz.


Para Vithor, essa é uma conquista que representa a concretização de todo o esforço e dedicação investidos na formação acadêmica. "Ter a oportunidade de apresentar um trabalho em uma instituição como o ITA é algo extraordinário, que até pouco tempo parecia distante e inimaginável. Sinto um enorme orgulho pelo resultado alcançado e uma felicidade imensa por ter o projeto aprovado."


O aluno Gustavo descreve a oportunidade de participar desse encontro como uma experiência gratificante. "Com o apoio da Universidade, temos a possibilidade de mostrar nossos projetos em eventos como esse para mais pessoas, podendo fazer networking, com a possibilidade de realmente tirar do papel e colocar em prática nossas ideias." 


Para o professor, isso representa uma oportunidade única de aproximação dos alunos com a fronteira do conhecimento, além de viver uma experiência científica prática, fazer networking com especialistas e outros estudantes, desenvolver habilidades acadêmicas e ter uma visão ampliada da carreira profissional.


"É mais do que apenas acompanhar palestras, é viver a ciência na prática, expandir horizontes e dar um passo importante rumo ao futuro profissional. Para os alunos de graduação, trata-se de um investimento valioso em formação e descoberta", conclui Welington.


Vander Souza