Alunos da Psicologia aplicam teste de QI em paratletas da Funel | Acontece na Uniube

Alunos da Psicologia aplicam teste de QI em paratletas da Funel

20 de junho de 24

Os alunos do 9º e 10º períodos do curso de Psicologia da Uniube aplicaram, por meio da clínica de Psicologia, testes de QI em dois paratletas de natação da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel). A aplicação, orientada pelas docentes Rita Catarina e Raphaela Campos de Sousa, faz parte das exigências do comitê paralímpico para avaliar o QI verbal, QI de execução, velocidade de processamento, memória operacional e organização perceptual dos alunos da fundação.

"Inicialmente, foram definidos dois alunos da Psicologia para realizarem a aplicação do teste. Na primeira etapa foi feita a triagem com a responsável por cada atleta e, posteriormente, foram agendados os encontros para realização do teste. O último contato foi com a responsável, que apresentou o resultado", explica a professora Rita Catarina.

As competições paralímpicas acontecem a nível estadual, e podem chegar à participação nacional. A aluna Ingrid Mara Souza destaca esse atendimento como gratificante e enriquecedor. "Atuar com uma criança diagnosticada com TDAH e autismo representou um desafio significativo, exigindo uma abordagem sensível e adaptada às necessidades específicas do paciente ao longo do atendimento. Além disso, pude perceber o impacto positivo do meu trabalho ao contribuir para a inclusão e desenvolvimento".

A gestora da clínica de Psicologia, Neusa Abadia, afirma que a relação entre o estagiário de Psicologia e a comunidade é crucial para o desenvolvimento profissional do estudante e para a promoção da saúde mental da população. "Esse serviço proporciona ao estagiário um aprendizado prático, desenvolvimento de competências, visão crítica da profissão, sensibilização para questões sociais e oportunidades de networking. Já para a comunidade, eles têm acesso a atendimentos psicológicos, apoio em situações de crise, promoção da cidadania e desestigmatização da saúde mental", pontua.

Pâmela Rita