Aluno de Medicina Veterinária conquista 3º lugar no 1º Encontro e Concurso de Violeiros Amador e Mirim da ABCZ | Acontece na Uniube

10 de julho de 24

Italo Rodrigo, aluno do 4º período do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Agro - Uniube, participou no último sábado, 06, do Festival Queijo, Cachaça e Viola da ABCZ, e conquistou o 3º lugar no 1º Encontro e Concurso de Violeiros Amador e Mirim. Natural de Sacramento, Italo começou a tocar viola aos 11 anos, inspirado por uma família repleta de sanfoneiros, violeiros e violinistas.

"Comecei a tocar viola entre dez e onze anos, e o interesse surgiu dentro da minha família. Meu avô é capitão de Folia de Reis, e com isso, sempre estive no meio dos instrumentos. Minha família tem vários violeiros, sanfoneiros, violinistas. Segui os passos do meu avô, tios e primos. Já participei de alguns eventos quando era mais novo, fui convidado pelo Perfil Sertanejo e toquei no Espaço Madeira em Franca, já toquei pela Prefeitura de Uberaba, e desde jovem, toco na Orquestra de Viola de Sacramento, onde sou solista. Fazemos apresentações na cidade e em outras cidades. Agora, espero que surjam mais oportunidades e quero estar presente", conta Italo.

Além de violeiro, Italo é aluno do curso de Medicina Veterinária, e sempre teve afinidade com o Agro. "Desde a infância, sonhava em atuar no Agro, e graças a Deus estou conquistando esse sonho. Sempre tive muita afinidade com a área de animais de grande porte, principalmente bovinos e equídeos. Descobri uma afinidade com o professor da disciplina de bovinocultura, Mauricio Scoton, que se tornou uma grande inspiração para mim, inclusive nos meus gostos pessoais. Sempre tive um vínculo com o campo através da minha família, que morava na zona rural. Agora, cursando Medicina Veterinária, sei que as portas vão se abrir para que eu continue nesse caminho", comemora Italo.

"Como professor, é uma enorme satisfação ver alunos como Italo, que demonstram uma energia e amor imensos pelo curso. É muito motivador e empolgante observar a dedicação e o brilho nos olhos desses estudantes, que mostram uma grande vontade de evoluir. Apesar do sacrifício de viajar todos os dias, ele sabe o que quer e está correndo atrás de seu sonho. Essa paixão é mágica e essencial, especialmente para os jovens que estão construindo suas carreiras. Isso me lembra de quando entrei na faculdade e tinha essa mesma energia. Fico extremamente feliz em ver alunos como Italo, que abraçam a profissão com amor pela terra, ele é violeiro e muladeiro, e realmente gosta de animais. Ele é o primeiro a chegar e o último a sair da sala, sempre atento e buscando informações além da sala de aula. Que ele seja um exemplo para outros alunos que estão procurando seu caminho na profissão e que consigam traçar um belo futuro profissional", enaltece o professor da disciplina de bovinocultura, Mauricio Scoton.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro