Alunas do curso de Medicina Veterinária participam do projeto "Bombeirinho da Vitória" | Acontece na Uniube

24 de janeiro de 24

O tema da palestra foi a prevenção e identificação de animais peçonhentos e guarda responsável de cães e gatos

No último sábado, 20, três alunas do curso de Medicina Veterinária, integrantes do projeto Fiel Camarada, promoveram atividades para 50 crianças do Ensino Fundamental, com idades entre 6 e 12 anos, que fazem parte do projeto "Bombeirinho da Vitória". A ação foi desenvolvida na Escola Vitória Formação Profissional.

"Os alunos do curso de Medicina Veterinária, engajados no projeto Fiel Camarada, compartilharam conhecimentos com os jovens sobre a prevenção e identificação de animais peçonhentos, assim como a responsabilidade na guarda de cães e gatos. A iniciativa é de grande relevância, uma vez que não só estimula a curiosidade e o apreço pela natureza entre os jovens, mas também os capacita a responder de forma eficaz em situações de perigo, reduzindo assim a probabilidade de acidentes com animais peçonhentos. Isso é especialmente importante considerando que incidentes envolvendo crianças e animais peçonhentos são frequentemente sérios e podem acarretar riscos letais", pontua o gerente clínico do HVU e docente do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Agro, Cláudio Yudi.

O tema central da palestra foi a prevenção e identificação de animais peçonhentos, além da abordagem sobre a guarda responsável de cães e gatos. "O esclarecimento sobre os cuidados necessários com os pets, desde a alimentação adequada até a importância da castração e vacinação, é essencial. Essa instrução não apenas promove o bem-estar animal, mas também ensina as crianças sobre responsabilidade, empatia e respeito pela vida. Esse tipo de evento educacional estimula o desenvolvimento de uma consciência ambiental mais robusta entre as crianças do ensino fundamental e contribui para a formação de adultos mais conscientes e responsáveis", conclui o gerente clínico.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro