Alunas da Gastronomia EAD participam de Festival Gastronômico ao lado de grandes chefes do ES | Acontece na Uniube

03 de junho de 24

Quem disser que alunos da Educação a Distância não têm a oportunidade de vivenciar atividades e ter experiências práticas está enganado. Prova disso são as alunas Lígia Sabadini, Michele Simonassi e Cristina Simonassi, do curso de Gastronomia EAD do polo de Colatina, no Espírito Santo, que participaram do Festival Gastronômico Sabores e Canções, no mês de maio.

A oportunidade foi irrecusável. Afinal, elas teriam a chance de atuar diretamente com grandes chefs de cozinha, como auxiliares, no concurso de pratos típicos. Para elas, essa experiência foi o primeiro passo para uma carreira promissora.

"Nós, enquanto alunas, tivemos a oportunidade de estar ao lado desses chefs, acompanhando todo o processo. Foi uma experiência maravilhosa, pois nenhuma de nós havia estado ao lado de algum chef na prática. Assim, pudemos aprender muito com os profissionais da Gastronomia que trabalham com isso há tanto tempo", comenta a aluna Lígia Sabadini.

Segundo as alunas, o evento foi um campeonato de alguns restaurantes de Colatina (ES). A função do trio de Gastronomia, enquanto auxiliares e assistentes de cozinha dos chefs, foi ajudar a organizar os utensílios, o mise en place e a preparação dos pratos.

"Essa foi a primeira vez que fizemos esse tipo de trabalho, esse estudo que foi mais de aprendizagem. Tivemos grandes aulas ao vivo com chefs de cozinha renomados e conhecidos no território nacional. Já nos candidatamos para estar na próxima edição do evento e, quem sabe, no próximo ano a gente até participe como chefs, para dar aula e auxiliar outras pessoas, como foi para nós neste ano", compartilha Michele Simonassi.

Para os estudantes da EAD que acreditam que não podem vivenciar experiências práticas como essa, as alunas incentivam: "Eu sempre incentivo que os alunos devem buscar oportunidades, não simplesmente fazer o curso na Universidade, mas encarar os desafios que possam fazer diferença em suas vidas", incentiva Lígia.

"Essa também foi uma oportunidade de levar o nome da instituição e mostrar que, mesmo no EAD, podemos ter oportunidades práticas e receber o incentivo e apoio da instituição da qual fazemos parte", compartilha Cristina.

Conheça o Curso de Gastronomia EAD

O curso superior de Tecnologia em Gastronomia é indicado para quem quer se capacitar para atuar nos diversos segmentos da área gastronômica, tendo visão sistêmica e atuação proativa frente às diferentes tecnologias aplicadas na cadeia produtiva, com aptidão para planejar, elaborar, analisar e implementar cardápios tradicionais, modernos e inovadores, com foco em planejamento estratégico, gerenciamento de equipes e operacionalização de produções culinárias.

O aluno do curso superior de Tecnologia em Gastronomia vai compreender o funcionamento de toda a cadeia de produção do alimento e vivenciar experiências de uma cozinha profissional, desenvolvendo competências e habilidades técnicas de preparo e serviços, manipulação de alimentos e a utilização consciente e sustentável dos recursos alimentícios disponíveis, atuando com responsabilidade, muita dedicação e com qualidade, em um mercado de trabalho que não para de crescer.

São 1932 horas-aula, divididas em diversos componentes. Na EAD Uniube, o aluno terá:

- Aulas on-line e ao vivo.
- Atividades para enriquecimento curricular ao vivo.
- Encontros presenciais, no polo, para as atividades extracurriculares previstas no curso, além das avaliações presenciais.
- Como um grande diferencial, a Uniube possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dinâmico, interativo e de fácil acesso, inteiramente desenvolvido pela própria universidade.

Saiba mais sobre o curso superior de Tecnologia em Gastronomia EAD.